Memórias resgatam história dos 30 anos da Escola Alfredo Schneider

1885
Escola Municipal Alfredo Schneider hoje / Crédito da foto: Luciana Brune

A alegria de reviver bons tempos. Quem não gosta de memórias positivas e doces lembranças? Esta volta no tempo foi estimulada nesta semana em comemoração aos 30 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Schneider, localizada no Bairro Teutônia. Em meio à pandemia, sem aulas em andamento, os líderes do educandário não quiserem deixar a data expressiva passar em branco.

Sem possibilidade de fazer grande evento, integrando e reconhecendo quem faz parte da história, nem sequer as horas cívicas que fizeram parte da história da maioria das escolas, a solução foi o registro de um pouco desta história nas redes sociais.

A ideia era registrar um pouco da história e informar à comunidade sobre os 30 anos, mas o resultado foi um grande engajamento da comunidade escolar, comentando, compartilhando, enviando fotos e registros destas três décadas de ensino. Para direção e professores foi uma grata surpresa, que demonstra o quanto a escola é valorizada pelas pessoas.

Prefeitos, gestores da educação, diretores, professores, integrantes de Círculo de Pais e Mestres, voluntários da comunidade e, principalmente, estudantes, cada um tem sua memória no que se refere à caminhada desta escola.

Quantas festas das famílias se passaram. Quantos Natais vivenciados. Programações cívicas na Semana da Pátria e também na Semana Farroupilha, diversão e criatividade nas festas de São João, desfiles de rua, homenagens no dia das mães e dos pais… São histórias de meninas e meninas que agora retornam à escola alguns para trazer seus filhos.

A primeira diretora

Para os educadores, reuniões pedagógicas e de planejamento. Alguns começaram lá no início e ainda estão na escola, como é o caso da atual vice-diretora, que foi a primeira diretora da Alfredo. Haide Dannebrock recebeu, na época, como professora e moradora do bairro, a missão de assumir a função de primeira diretora, juntamente com as colegas Jeane, Iara e Maria Cristina.

Relembra os desafios encarados com a ajuda de pessoas da comunidade e pais. O Círculo de Pais e Mestres (CPM) foi criado e sempre se mostrou atuante e participativo. “Muitas foram também as conquistas. Hoje, já se passaram 30 anos e foi uma experiência e um aprendizado incrível, que, com certeza, me fez crescer muito como pessoa e profissional da educação. É muito gratificante ainda poder fazer parte dessa linda história, de uma escola que cresceu e se desenvolveu muito”, afirma a professora Haide.

Hoje a escola conta com o trabalho de 41 profissionais, dentre estes, professores, funcionários da limpeza, merenda, secretaria e biblioteca. São 430 alunos matriculados nas turmas da Educação Infantil ao 9º anos, totalizando 20 turmas atendidas na Escola.

Registro do 1º dia de aula em 25 de fevereiro de 1991 / Crédito da foto: Arquivo da Instituição

Referência para a comunidade

A atual diretora, Karina Scholz, inicia seu 13º ano na função. A escola é vista como referência pela comunidade. Representa envolvimento de todos que por ela passaram, comprometimento e superação. É um local de oportunidades, de sonhos, onde se semeia esperança por um mundo melhor. Em sua definição, representa acolhimento, pois é uma Escola do Coração, onde todos são uma família. Representa também vida, lutas e amor. Karina reforça que é uma Escola que desempenha sua função na sociedade, conforme descrito no Projeto Político Pedagógico: “Ser uma escola inclusiva e comprometida com a comunidade escolar, de referência pela qualidade e eficácia nos serviços educacionais prestados, pela transparência e compromisso com a gestão pública democrática, pelo acolhimento e respeito às diversidades, e pelas ações de educação integral humanizada.”

Ano passado, alunos e professores fizeram um grande abraço em homenagem à escola / Crédito da foto: Divulgação

Para a atual diretora, falar da EMEF Prof Alfredo Schneider não é tarefa fácil. “Conheço tão bem a escola, incluindo famílias, alunos, professores e funcionários. Mesmo assim a tarefa não é fácil porque sei o quanto essa Escola foi desejada pela comunidade e o quanto a comunidade escolar se envolveu ao longo dos anos para que as melhorias fossem possíveis”, reconhece.

Karina provoca a reflexão perguntando: “Quantos sonhos foram construídos ao longo destes 30 anos na Escola? Quantos vínculos foram construídos nesta Escola?”. Como prova, cita a movimentação criada no “Facebook” essa semana com a postagem inicial de algumas fotos e um vídeo alusivo ao aniversário do educandário. “Quantas recordações emergiram das fotografias? Quantos reencontros que aconteceram? Nossa história é repleta de amor, dedicação, responsabilidade e comprometimento. E é por isso que a sua existência no Bairro faz sentido”, explica.

A diretora também expressa sua gratidão por fazer parte desta história de 30 anos. “Muito orgulho de todas as conquistas, nas quais pude ter participação. Muita satisfação por ter conhecido tantas personalidades (alunos, colegas de trabalho, pais). Muita emoção ao ver o quanto ex-alunos, atuais alunos, pais e professores e funcionários demonstram carinho pela Escola. A Escola Professor Alfredo Schneider não é qualquer Escola, é a Nossa Escola”, finaliza, agradecendo e parabenizando a todos, alunos, pais, CPM, Conselho Escolar, Cooperativa Escolar, Grêmio Estudantil, demais organizações da Escola que hoje não atuam ativamente, professores, funcionários, secretários de Educação, prefeitos, todos que deixaram um pouco de si e construíram essa história”, salienta.

História

A Escola Professor Alfredo Schneider foi criada no dia 22/02/1991 e o decreto se deu devido às inúmeras solicitações de moradores do Bairro Teutônia. Recebeu o nome em homenagem ao professor Alfredo Schneider, que por muitos anos desempenhou suas funções no educandário da antiga Escola Dom Pedro II, que funcionava no prédio onde iniciaram as aulas da nova escola. Alfredo Schneider nasceu em Teutônia em 29 de novembro de 1907 e iniciou sua carreira como professor aos 17 anos incompletos na Linha Harmonia.

professor Alfredo Schneider / Crédito da foto: Arquivo

As atividades da Alfredo iniciaram efetivamente no dia 25 de fevereiro de 1991. No primeiro ano de atendimento, foram 128 alunos, de 1ª a 4ª série, sendo ela a maior escola municipal de Teutônia. As primeiras professoras foram Haide Janete Dannebrock, Jeane Beatriz Krützmann Unnewehr, Iara Dreyer Knack, Iara Suzana Tiggemann e Maria Cristina Dresch Obregão.

- publicidade -