Multimulher e prefeitura de Estrela promovem ações pelo Dia da Mulher

Programa “Quanto + bem-estar, + Multimulher” terá atividades presenciais e digitais

537
Reunião Multimulher em Estrela / Crédito da foto: Secel / Prefeitura de Estrela / Divulgação

As entidades que integram o Multimulher e a prefeitura lançam, no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, o programa “Quanto + bem-estar, + Multimulher”. Trata-se de um projeto intersetorial reunindo entidades e secretarias e que prevê programações em datas específicas ao longo do ano e projeto de acolhida por meio de ônibus itinerante. Participam da organização da programação de 2021, Prefeitura de Estrela, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Emater/RS-Ascar, STR Estrela e Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Serão realizadas ações digitais e presenciais, assim que a pandemia permitir. O lançamento será na sessão da Câmara de Vereadores de Estrela, dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

De acordo com a titular da Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carine Schwingel, o objetivo é criar vivências, proporcionar experiências positivas neste momento de pandemia, e reflexão sobre o papel da mulher e promoção de atividades de cultura e lazer. “Já com o ônibus itinerante que vamos promover na retomada das atividades, teremos espaços de acolhida com troca de experiências para este pós pandemia em que ansiedade, depressão, tristeza e violência foram aflorados,” relata.

Oficinas digitais
Nesta primeira etapa, serão oportunizadas, por meio das redes sociais, aulas e oficinas gratuitas contendo dicas de profissionais das áreas nutricional, médica, esportiva e outras, criando uma rede de interação, informação e relacionamento. “Trata-se de um grande universo, onde podemos explorar áreas de interesse comum, como música e artesanato, ou mesmo ainda desconhecidas da maioria, como o uso de plantas condimentares, meditação e ioga entre outras, além de proporcionarmos a troca de experiências e o contato com profissionais dos mais variados ramos”, frisa.

“Práticas D’Elas”
Ainda será realizada a atividade denominada “Práticas D’Elas”, em que as mulheres serão provocadas a fazer alguma atividade física em casa. Quem comprar kits para ajudar a Liga Feminina de Combate ao Câncer receberá a camiseta do Multimulher e ingresso para participar da trilha ecológica em data a ser agendada com direito a piquenique. Quem postar sua atividade nas redes com a camiseta do Multimulher concorrerá ao sorteio de jantares nos pontos de alimentação da cidade.

Voltantes do Bem
Outra proposta, esta sim presencial, a ser executada quando a pandemia permitir, será o programa Volantes do Bem. Nela, um ônibus itinerante e temático vai circular pelas comunidades do interior e bairros da cidade com objetivo de oportunizar às mulheres acolhida, apoio e discussão de temáticas, além de momentos de arte, lazer, cultura, aprendizado e prevenção em busca de uma vida plena e mais feliz.

Programação Multimulher 2021:


– Dia 8, 14h: live com Encontro Estadual de Mulheres, pela Emater/RS-Ascar, com o tema “Os desafios e as alegrias de ser mulher: tecendo caminhos de (r)existência”
– Dia 8, 18h: Lançamento do programa “Quanto + bem-estar, + Multimulher” na sessão da Câmara de Vereadores de Estrela.
– Dia 8, 19h30min: live da regional sindical com o tema “Mulheres: Protagonistas no Vale do Taquari”, com participação da Ana Beatriz Eidelwein, do STR Estrela.
– Dia 12, 20h: live com a Banda Antonina Quarteto.
– Durante a pandemia: oficinas virtuais
– Durante a pandemia: Prática D’Elas
– Pós-pandemia: Programa Volantes do Bem

Sobre o Multimulher

Já na década de 1990, a Associação de Mulheres Estrelenses (AME) com o apoio da Emater-RS/Ascar vinha desenvolvendo atividades comemorativas ao Dia Internacional da Mulher. O foco era saúde, alimentação, saneamento básico e lazer, envolvendo as mulheres do meio urbano e rural, através de palestras, tendo o apoio da Prefeitura de Estrela. A programação foi crescendo e a partir de 2005 o evento contou com mais entidades na organização. Foi em 2007 que houve o I Multimulher, com vasta programação, incluindo palestras, exames de saúde, oficinas, corte de cabelos, manicure entre outros, e desfile de modas. A cada ano novas atividades são organizadas, sendo, ao longo da história, com o envolvimento de diversas entidades. Entre elas, o 40º Batalhão de Polícia Militar, Prefeitura de Estrela, Emater, Liga, STR Estrela, AME, Promotores Legais Populares, Brigada Militar, Cacis, Sesi, Faculdade La Salle, Lions, Rotary e Hospital Estrela e outras.

- publicidade -