Amturvales completa 26 anos apostando na retomada do turismo

Entidade, que congrega empreendimentos do trade turístico, trabalhou para que o setor não parasse, mesmo na pandemia

775
Em janeiro, Amturvales participou da inauguração do Centro de Atendimento ao Turista do Vale do Taquari (CAT) / Crédito da foto: Plural Comunicação Integrada

O dia 29 de março é uma data importante para o turismo no Vale do Taquari. Neste dia, no ano de 1995, era fundada a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). Ao completar 26 anos, nesta segunda-feira, a associação que tem sede em Encantado, busca o fortalecimento dos empreendimentos ligados ao setor, agrupando o trade turístico e sendo porta voz de toda esta cadeia produtiva na região.

O fundador da Amturvales e o seu primeiro presidente foi o ex-prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, falecido no último dia 19. “Ele foi um sonhador e apostou na bandeira do turismo quando isso ainda não era tão discutido”, afirma o atual presidente da entidade, Leandro Arenhart, salientando que, desde a sua fundação, a associação buscou fortalecer o turismo de forma integrada nos 36 municípios do Vale do Taquari.

Neste último ano, em função da pandemia, o turismo foi impactado em todo o mundo e a região também sofreu as consequências. Mesmo assim, o setor não parou. Cerca de 8 mil pessoas participaram dos passeios do Trem dos Vales, realizados entre outubro e novembro, entre os municípios de Colinas e Roca Sales e entre Muçum e Guaporé.

Já no mês de novembro, a Estruturação do Turismo Rural foi o projeto vencedor da Consulta Popular na região. A proposta foi encabeçada pela Amturvales, em parceria com a Fundação do Alto Taquari de Educação Rural e Cooperativismo (Faterco), com apoio da Emater e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). O projeto prevê um valor de mais de R$ 314 mil para ser aplicado num programa de qualificação das agroindústrias para fortalecimento do turismo rural.

Mais recentemente, no mês de janeiro, a Amturvales inaugurou o Centro de Atendimento ao Turista do Vale do Taquari (CAT), junto ao pórtico de entrada do Parque Histórico de Lajeado. O espaço é um centro de referência para o visitante, um local para a divulgação das opções turísticas e dos empreendimentos.

Para o presidente da Amturvales, apesar do ano atípico, a entidade buscou sempre incentivar os empreendimentos. “Trabalhamos para que eles se qualificassem, se reinventassem. Com a vacina a caminho, percebemos que as pessoas estão ansiosas para sair, para curtir a natureza, e o Vale favorece isso: temos inúmeras belezas naturais. Estamos otimistas no futuro”.

Arenhart também destaca que existe uma boa expectativa nos municípios para o crescimento do turismo. “Temos muitos prefeitos buscando a entidade e profissionais para trabalharem o turismo nas suas cidades. Eu sonho que muitas pessoas mais se envolvam com esta bandeira e que surjam novos empreendedores nesta área, trabalhando de forma qualificada e organizada para possamos receber os turistas com todo acolhimento”, observa Arenhart.

Presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, salienta que, desde a sua fundação, associação buscou fortalecer o turismo de forma integrada / Crédito da foto: Plural Comunicação Integrada
- publicidade -