Escritor Felipe Kuhn Braun lança obra “As noivas de preto”

636
Crédito da foto: Divulgação

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

O Espaço Aberto conversou com o escritor Felipe Kuhn Braun, na manhã desta quinta-feira (6/5). Felipe trouxe informações sobre o lançamento de mais uma obra sua, “As noivas de preto”. O escritor apresenta o trabalho, que possui 111 fotografias antigas, desde o início da fotografia no Estado. Ele explica que a maioria dos fotógrafos ficavam na capital gaúcha e desta forma as pessoas precisavam se deslocar até Porto Alegre, destaca Felipe. Alguns se deslocavam para o Vale dos Sinos, Caí e Taquari, registrando as diversas formas de casar, mas sempre com as noivas usando o vestido preto. Ele descreve as dificuldades econômicas pelas quais essas famílias passavam e o vestido era utilizado em vários momentos, além do casamento.

Com suas pesquisas, Felipe encontra registro do casamento da Rainha Vitória, no Reino Unido em 1840, em que ela usou um vestido branco, algo inusitado para aquela época e começou a criar uma nova tendência. A tradição do preto se manteve muito forte nas famílias do interior, mas nos grandes centros as moças já passaram a se casar de branco. No livro é possível encontrar muitas noivas da região, de origem germânica e pomeranas.

Braun também traz informações sobre sua obra anterior, que retrata a história das famílias teuto-brasileiras, a partir dos sobrenomes, trabalho que terá continuidade. Felipe pretende contemplar todo o alfabeto com sobrenomes, já que possui bastante material fotográfico e genealógico. O escritor pontua a importância das pessoas identificarem as fotos, escrevendo quem está na fotografia, local e o ano dela.

Algumas obras que serão lançadas ainda neste ano são comentadas por Felipe ao longo de sua fala, inclusive trazendo alguns detalhes. Quem deseja adquirir livros deve entrar em contato diretamente com o escritor.

Convidado: escritor Felipe Kuhn Braun
Data: 6/5
Assuntos:
– Obra “As noivas de preto”;
– O que o leitor encontrará nesta obra;
– Detalhes de obras anteriores;
– Importância de fazer registros atrás das fotografias;
– Outros livros que o escritor pretende lançar ainda este ano.

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

- publicidade -