Lajeado retoma vacinação contra a Covid-19 das pessoas acima de 40 anos com comorbidades

1105
Crédito da foto: Prefeitura de Lajeado/Divulgação

Esta terça-feira (11/5), foi dia de aplicar o reforço da vacina CoronaVac em Lajeado em quem estava com a segunda dose em atraso por mais tempo. O foco eram pessoas que receberam a primeira dose da vacina até o dia 27/3 e deveriam ter recebido a segunda dose até o dia 24/4/21. Com o término desta etapa, o município retoma na quarta-feira a vacinação de primeira dose das pessoas acima de 40 anos com comorbidades (saiba mais abaixo).

Em paralelo à vacinação contra a Covid-19, está ocorrendo a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que tem como público-alvo os idosos e professores. No caso da vacina contra a gripe, que imuniza contra os vírus Influenza H1N1, H3N2 e Influenza sazonal, são seis pontos de vacinação que ficam nos postos de saúde de Lajeado (confira abaixo). 

Idosos com 60 anos ou mais devem ficar atentos para o intervalo mínimo de 14 dias entre a vacina contra a gripe e a contra a Covid-19. Ou seja, o idoso que recebeu a vacina contra a Covid-19 só pode fazer a da gripe após um intervalo de 14 dias. O intervalo é uma forma de prevenir possíveis prejuízos à saúde das pessoas vacinadas, já que não existem muitos estudos acerca das consequências da aplicação das duas vacinas juntas.

Com as duas doses da vacina contra a Covid-19 já feitas, João Valdomiro da Silva, 76 anos, foi até o Posto de Saúde do Centro receber a vacina contra a gripe.

– Eu estou feliz por ter conseguido fazer todas as vacinas. É só a vacina e o cuidado que vai nos curar – falou João. 

Lajeado suspende vacinação contra a Covid-19 em gestantes

Após uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que solicita a suspensão temporária do uso da vacina Oxford/AstraZeneca em gestantes, Lajeado suspendeu a aplicação das doses neste grupo. A Vigilância Epidemiológica Municipal ainda aguarda o informe oficial para organizar os procedimentos de acordo com o que for estabelecido. Desta forma, gestantes que já fizeram a primeira dose devem aguardar o posicionamento da Vigilância Epidemiológica para saber se farão ou não a segunda dose da vacina.

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NESTA QUARTA-FEIRA, 12/5:

Quem pode se vacinar: 

– Pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos

– Pessoas maiores de 18 anos que façam hemodiálise (serão vacinadas em local específico, não devem procurar os pontos de vacinação)

– Puérperas (mulheres que tiveram bebê há no máximo 45 dias) maiores de 18 anos – Apresentar documento que comprove o parto (registro de nascido vivo, certidão de nascimento, etc.)

– BPCs (pessoas com doenças incapacitantes que estão cadastradas no sistema do Benefício de Prestação Continuada – BPC) com 40 anos ou mais. Apresentar documento de identificação e comprovante de inscrição no sistema. Estas pessoas devem buscar se vacinar preferencialmente no auditório da Sthas.

– Pessoas com as comorbidades da lista abaixo com 40 anos ou mais: apresentar documento de identidade e documento padrão de profissional da saúde informando a comorbidade. O documento pode ser baixado aqui e impresso para preenchimento. Pacientes com comorbidades que são acompanhados pelos postos de saúde da rede municipal deverão solicitar o documento com o seu médico de referência ou o profissional do posto poderá atestar a comorbidade de acordo com o prontuário de registro do paciente no posto. Pacientes atendidos no sistema privado também devem solicitar o documento padrão do seu médico ou um atestado específico que tenha a descrição em palavras por extenso da comorbidade (e não apenas a citação do código da CID no atestado).

– Pessoas que tem que fazer a segunda dose da Oxford podem se vacinar. Mas não há mais doses de Coronavac disponíveis para segunda dose.

COMORBIDADEDESCRIÇÃO DA CONDIÇÃO
Diabetes Mellitus (DM)Diagnóstico de Diabetes Mellitus
Pneumopatia crônica graveDPOC, Fibrosecística, fibrosepulmonar, pneumoconioses, displasia broncopulmonar ou asma grave (uso recorrente de corticóide sistêmico ou hospitalização por asma)
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) resistenteHAS não controlada com uso de 3 ou mais anti-hipertensivos em doses máximas ou HAS controlada como usode4classesdeanti-hipertensivos
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) estágio3PA sistólica ≥180mmHge ou diastólica≥110mmHg
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) com lesão em órgão alvoHAS com lesão em órgão alvo (coração, retina, rim, encéfalo, vasos)
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) associada a comorbidadeHAS em indivíduo com obesidade, cardiopatia hipertensiva (hipertrófica ou dilatada), apneia obstrutiva do sono, hiperlipidemia ou outra
Insuficiência cardíaca (IC)Estágios B, C ou D
Corpulmonale e Hipertensão pulmonar (HAP)Diagnóstico de corpulmonale crônico e HAP primária ou secundária
Doença Arterial Coronariana (DAC)Diagnóstico de DAC sem ou com complicações (Ex: IAM)
Valvulopatias cardíacasLesões valvares com repercussão hemodinâmica, miocárdica ou com sintomas
Prótese valvarPortador de prótese valvar biológica ou mecânica
Miocardiopatias e PericardiopatiasMiocardiopatia de qualquer etiologia, Pericardite crônica, Cardiopatia reumática
Doenças de Grandes vasos e fístulasarteriovenosasAneurismas, dissecções ou Hematomas de Aorta ou demais grandes vasos
Arritmias CardíacasArritmia com relevância clínica (que exija tratamento) ou associada a cardiopatia
Cardiopatia Congênitano adultoCardiopatia congênita associada a: repercussão hemodinâmica, hipoxemia, IC, arritmia ou comprometimento miocárdico
Doença CerebrovascularAVE ou AIT prévio, Demência vascular
Doença Renal Crônica (DRC)DRC estágio3 ou 4 (TGF<60ml/min/1,73m2) e/ou Sínd. Nefrótica
ImunossupressãoTransplantados em uso de imunossupressor, pessoas vivendo com HIV, imunodeficiências primárias, necessidade de uso crônico de corticoide em dose de Prednisona>10mg/dia (ou equivalente), pulsoterapia com corticoide ou ciclofosfamida
CâncerPacientes oncológicos com tratamento quimio ou radioterápicos atual ou nos últimos 6 meses ou portadores de neoplasias hematológicas
Anemia falciformeDiagnóstico de anemia falciforme
Obesidade grau 3Índice de Massa Corporal ≥40kg/m2
Cirrose HepáticaDiagnóstico de cirrose hepática em qualquer estágio

Locais e horários para vacinação: 

– Local 1: Parque do Imigrante (Avenida Parque do Imigrante, s/nº, bairro Alto do Parque). Será EXCLUSIVAMENTE no modo drive-thru. Os veículos deverão acessar o Parque pela entrada lateral (junto ao Restaurante Panorâmico e à Defesa Civil).

– Local 2: Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social (antiga Sthas, na Rua Cel. Júlio May, s/nº, bairro Centro). O auditório está localizado junto à secretaria, com entrada pela rua Cel. Júlio May.

Horário de vacinação (mesmo horário nos dois locais): 

– Das 8h às 14h, sem fechar ao meio dia.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE – FASE 2:

Período da fase 2: 11/5 a 08/6

Quem pode se vacinar:

– Idosos com 60 anos ou mais: apresentar documento de identidade e carteira de vacinação (atentar para intervalo de no mínimo 14 dias entre qualquer dose da vacina contra Covid-19 e a da gripe)

– Professores: de escolas do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e superior, das redes pública e privada, mediante apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa como professor dessas escolas. 

– Continuam podendo se vacinar o público-alvo da primeira fase: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê há no máximo 45 dias), indígenas e trabalhadores da saúde.

Locais e horários de vacinação:

Local 1: Centro de Saúde Centro (Rua Júlio May 383 – Centro). Horário: das 7h30 às 16h15, sem fechar ao meio-dia.

Local 2: Centro de Saúde São Cristóvão (Rua Fábio Brito de Azambuja, 124 – São Cristóvão). Horário: das 7h30 às 11h15 e das 12h30 às 16h15.

Local 3: ESF Santo Antônio (Rua Bernardino Pinto, 440 – Santo Antônio). Horário: das 7h30 às 11h15 e das 12h30 às 16h15.

Local 4: ESF Jardim do Cedro (Rua Octavio Trierweiler, 1520 – Jardim do Cedro). Horário: das 7h30 às 11h15 e das 12h30 às 16h15.

Local 5: ESF Conventos (Rua Elecir José Cassulli, 209 – Conventos). Horário: das 7h30 às 11h15 e das 12h30 às 16h15.

Local 6: ESF Campestre (Rua Paul Harris, 377 – Campestre). Horário: das 7h30 às 11h15 e das 12h30 às 16h15.

- publicidade -