Estrela prepara sua especial Maifest 2021

Programação da festa de aniversário dos 145 anos contará com lives culturais, shows, desfile, concurso artístico e também a inauguração do Memorial de Estrela e outras obras

827
Assinatura da ata de adesão do Porto de Estrela são Programa Cresce RS também está entre as conquistas do aniversário / Crédito da foto: Rodrigo Angeli / Divulgação

Estrela comemora, na próxima quinta-feira (20/5) 145 anos de emancipação. A festa pela marcante data, contudo, começa já no início da próxima semana e será um pouco diferente este ano. Mesmo ainda limitada pelas questões sanitárias da pandemia do Coronavírus, a Maifest 2021 reservará aos estrelenses e simpatizantes do município uma série de atividades e atrações que poderão contar com a participação da comunidade de forma especial.

A programação da festa, preparada pelo Governo de Estrela através da Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e demais pastas, terá shows virtuais da Maifest Live, desfile folclórico, concurso artístico, festival gastronômico e como grande momento a inauguração do Memorial de Estrela, entre outras obras, de infraestrutura e culturais. No campo econômico e de desenvolvimento, a assinatura da ata de adesão do Porto de Estrela no Programa Cresce RS ganha destaque.

A festa inicia já nesta sexta (14/5), com uma live, às 20h, para o lançamento da campanha de arrecadação de alimentos que ocorrerá ao longo de toda a programação. Assim como outros eventos virtuais, a mesma poderá ser acompanhada pelo público através das redes digitais oficiais da Secel e do governo municipal.

Ainda durante as lives que serão promovidas, uma parceria com o Grupo Riders oportunizará a arrecadação de donativos na casa das pessoas que se manifestarem nas redes sociais pela doação, mas não têm como entregá-la. Integrantes do Riders irão, de bicicleta, coletar os donativos, em mais uma forma de promover a solidariedade, o bem-estar e ainda incentivar a prática da atividade física.

Descartes e adoção

No sábado (15/5) serão duas as campanhas, realizadas das 9h às 12h, de forma presencial ou no modelo drive thru, que terão a Praça Menna Barreto como ponto de encontro: o “Dia D – Descarte” e a “Feira de Adoção de animais da Aepa”, idealizadas pelo Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis). A primeira promoverá o recolhimento de resíduos especiais, que não devem ser descartados no lixo comum.

Desta forma a população poderá fazer a entrega de óleo de cozinha não mais utilizável, equipamentos eletrônicos e de telefonia pós-consumo, lâmpadas e pilhas velhas. Paralelamente será realizada a Feira de Adoção. A Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa) levará 9 filhotes de cães entre os mais de 200 cachorros e gatos que estão sob responsabilidade da ONG, através de uma entrevista no local. Solicita-se a doação de alimentos em troca do recolhimento e de ração para a Feira de Adoção.

Desfile

Também no sábado (15/5), a partir das 10h, ocorrerá um desfile pelas ruas de diversos bairros da cidade, alusivo ao Festival do Chucrute e ao aniversário de Estrela. Com organização dos Grupos Folclóricos de Estrela e comenda do Festival do Chucrute, o desfile será aberto à participação da comunidade.

Não haverá concentração, mas o ponto de largada será a Avenida Frederico Augusto Markus, no Bairro das Indústrias, próximo ao Porto de Estrela, e ao longo do percurso poderá receber o reforço de outros carros. Quem quiser, pode enfeitar – ou não – seu veículo e participar.

Gastronomia

Entre os dias 17 e 22 será realizado o Festival Gastronômico Germânico, no qual estabelecimentos do ramo ofertarão pratos com receitas à base da culinária alemã através das redes sociais da prefeitura e da Secel.

Na segunda-feira (17/5), às 20h, será divulgado vídeo que reunirá os estabelecimentos de alimentação que participarão do Festival, com orientações ao público consumidor quanto a data, horário, prato e formato de entrega dos alimentos. Ainda, nas noites dos dias 18, 19 e 20, às 20h, serão publicados vídeos com dicas sobre a culinária alemã.

O sabor da culinária local não ficará restrito às atrações do Festival Gastronômico. Está programado para o sábado (22/5) um Jantar Típico Germânico, em alusão ao Festival do Chucrute, como forma de manter viva a tradição do festival que pelo segundo ano, em razão da pandemia, não é realizado.

O mesmo será no formato drive thru, com venda antecipada de cartões e entrega no dia na Comunidade do Lar do Jovem, a partir das 17h. O valor é de R$ 40 por cartão/bandeja, que serve duas pessoas e podem ser adquiridos ou reservados na própria comunidade pelo número 3712-1120 ou com representantes da comenda do festival.

Passado, presente, futuro

Em outra live, às 20h (19/5) será lançado o “Concurso de Fotografia de Estrela”. Este terá como objetivo incentivar a captação de imagens do município que retratem um pouco de sua história e progresso.

Haverá premiação em dinheiro e menções honrosas. Inscrições e período para a captação e entrega das fotos ocorrerá entre 31 de maio e 9 de julho. Uma exposição futura, em julho, irá trazer o material.

Ainda no dia 19, às 20h30min, será publicado um vídeo com depoimentos dos ex-prefeitos e do atual, Elmar Schneider, contando um pouco da evolução da cidade em cada governo dos 145 anos de crescimento, também em uma valorização da memória e da construção da histórica do município.

Já na sexta-feira (21/5), uma live pelas redes sociais do Grupo TV, Grupos Folclóricos e Prefeitura de Estrela trará programação especial sobre o aniversário do município, com destaque para uma entrevista com o prefeito Elmar Schneider.

Memorial de Estrela

Às 10h de quinta-feira (20/5) – data de aniversário do município e feriado municipal, conforme a lei nº 4.931, de 24 de junho de 2009 –, será realizado aquele que é considerado o maior evento dos 145 anos. A inauguração do Memorial de Estrela, que fica em prédio histórico conhecido como “Castelinho”, na Rua 13 de Maio, e pretende abrigar um pouco da história do município, além de ser local para exposições culturais.

O evento, que deverá contar com a presença de secretários de Estado, deputados e do presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Estadual Gabriel Souza, marcará também a apresentação de parte da reforma da Praça Menna Barreto. Está contará com novos bancos, que remetem à cultura e educação, em formato de livro e com escritas relacionadas à colonização da cidade.

Na ocasião também será feita a apresentação da revitalização do antigo Porto de Estrela, espaço que circunda o monumento dos cascalhos, conhecido ‘Zigue-Zague’, e a inauguração das novas etapas de revitalização da Escadaria de Estrela.

Cresce RS

Também na quinta-feira (20/5), às 9h30min, em ato reservado na Prefeitura de Estrela para convidados e autoridades municipais, regionais e estaduais, será assinada a ata de adesão do Porto de Estrela no Programa Cresce RS.

A cerimônia, sob organização da Assembleia Legislativa, e que contará com a presença do presidente da casa, o deputado Estadual Gabriel Souza, irá dar sequência ao plano de ações conjuntas de diversas frentes que objetivam a recuperação do Porto e do sistema hidroviário local.

Maifest Live

Ainda dia 20 será aberta a programação de shows virtuais ao vivo da Maifest Live. Apesar da presença de plateia não ser permitida, os artistas se apresentarão direto do Estrela Palace Hotel, de onde os shows serão transmitidos pelas redes sociais.

Lucas Piccinini & Conjunto e os Serranos serão os primeiros, na quinta-feira (20/5), a partir das 19h. Dia 21, shows com Valdecir Moura (19h); Jardel Amorim & Cia (20h); Wilseu Pause e Banda (21h). Dia 22, apresentações de Elementum Zero 13 (19h); Rapport (19h40min); Alemão Ronaldo e Bailinho do Beto (20h20min); Acústicos & Valvulados (21h). Dia 23, a partir das 19h, shows com a Banda Stern Blasmusik e Orquestra La Montanara.

Obras

No dia 29, na forma presencial apenas para convidados, mas com transmissão pelas redes sociais da Prefeitura, será realizada a inauguração do asfalto da Rua denominada de Verno Arend, no Bairro Pinheiros. Às 15h, uma missa também marcará a inauguração do asfalto da Linha São Jacó.

E às 17h ocorrerá a assinatura do ato para lançamento da licitação que prevê a construção das arquibancadas e da iluminação no Complexo Esportivo, com apresentação das melhorias já realizadas na pista de caminhada e também no Parque Princesa do Vale.

Parque da Lagoa

No dia 30, a partir das 17h, em ato restrito a convidados, mas com transmissão pelas redes sociais do governo municipal e da Secel, será realizada a apresentação da revitalização do Parque da Lagoa, com chegada de barcos/lanchas pelo local, com música e recepção até a Escadaria de Estrela.

Às 18h será encerrada a campanha de arrecadação de alimentos, com passeio ciclístico com número limitado de participantes e seguindo com protocolos de higiene. A inscrição será efetivada justamente através da doação de alimentos não-perecíveis. A partida se dará de diversos pontos, a fim de se evitar aglomerações, mas a chegada ocorrerá na Escadaria, onde já estarão os alimentos doados durante as demais promoções de aniversário.

Ainda, às 18h30min, será realizada a inauguração dos painéis artísticos da Escadaria, com presença dos artistas responsáveis pelas sete telas que formam uma galeria a céu aberto.

- publicidade -