Com uma goleada de 5 a 1, o Grêmio Portoalegrense conquistou o título da Liga das Américas de Futebol Sete, referente à temporada de 2020. A decisão foi disputada na noite deste sábado (15/5), diante do Sporting da Guatemala.
O título foi conquistado de virada, pois a o Sporting saiu na frente do marcador. O tricolor empatou pouco depois com Dico e virou no último lance da etapa inicial com Cojak, artilheiro da Liga das Américas. No segundo tempo, Douglas, Luís Guilherme e Iago levou à goleada de 5 a 1.
Entre os astros do time do Grêmio estão Falcão (ídolo do futsal brasileiro) e Douglas “Maestro Pifador” (campeão da América pelo Grêmio no futebol de campo em 2017).
Dos atletas conhecidos no Vale do Taquari estão o zagueiro e capitão Guinho, que em 2005 e 2006 integrou a Teutônia Juventus na Série Bronze do Gauchão de Futsal. “O Grêmio tem tradição na Libertadores e estamos chegando no Futebol Sete”, disse.
Cojak destacou o trabalho do grupo e a boa apresentação na decisão. “Nos impusemos que culminou com o resultado de goleada. Lá na frente, tenho que fazer gol. Estou muito feliz, trabalhei para isso”, disse o jogador.
O jogador Pé Fino, tricampeão da Copa Encontro da Bola em Teutônia e multicampeão estadual na modalidade, também esteve no elenco.
A Liga das Américas tem a chancela da Federação Internacional de Futebol Sete e ocorreu em quadra na cidade de Porto Alegre, inclusive com presença restrita de público, de acordo com a capacidade. O meia da equipe profissional do Grêmio, Jean Pyerre, esteve na torcida.
Com o resultado, o Grêmio vai para o Mundial de Clubes de Futebol Sete. A previsão da competição é ocorrer no Brasil.
O jogo final da Liga das Américas teve a arbitragem de Eleno Todeschini, que é árbitro da Federação Internacional de Futebol Sete e da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Em 2016, Todeschini foi o árbitro da final do Campeonato Regional da Aslivata.
Premiação da Liga das Américas
Campeão – Grêmio Portoalegrense (Brasil)
Vice-campeão – Sporting (Guatemala)
Goleador – Cojak (Grêmio)
Goleiro menos vazado – Risco (Grêmio)
Atleta destaque da competição – Iago Soares (Grêmio)
Melhor treinador – Rafa Nunes (Grêmio)
Tem ainda o Bruninho (Bruno Nunes) jogador da ALAF de Lajeado. E que sempre disputa amadores pela região, pelo Taquariense de Taquari e Palmeiras de Bom Retiro do Sul.