Projeto realizado pelo CRAS de Lajeado será apresentado em evento federal

559
Integrantes da comunidade com a orientadora social do CRAS. Crédito da foto: Pietra Darde/Divulgação

O projeto  “Viva o Quilombo”, desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Espaço da Cidadania na Comunidade do Loteamento 17, localizada no Bairro Morro 25, foi selecionado para ser apresentado no encontro “Diálogos Estaduais sobre Proteção Social Básica – Região Sul”, um evento organizado pelo Ministério da Cidadania do Governo Federal. O objetivo do evento, que acontecerá quinta-feira (20/5), é promover a troca de experiências entre municípios e reflexão sobre o atendimento dos serviços de Proteção Social Básica no contexto de pandemia. Lajeado foi o único município do Estado do Rio Grande do Sul a ser selecionado para expor suas ações no encontro.

Desde 2018, o CRAS vem desenvolvendo ações na comunidade quilombola, que visam o resgate e valorização da cultura afro-brasileira. Oficinas temáticas de abayomi, turbantes, tranças e a realização de eventos são algumas das atividades proporcionadas.

Desde o início da pandemia, o CRAS passou a realizar atendimento remoto para os grupos de famílias acompanhadas nos serviços, seguindo os protocolos de segurança. Com essa reorganização, foi criado um grupo de WhatsApp por meio do qual são repassadas informações sobre os serviços, assim como orientações sobre a situação da pandemia às famílias quilombolas. 

Em alguns momentos de 2020, com a flexibilização das restrições, foi possível realizar encontros presenciais com a comunidade. Entre as principais ações realizadas com o grupo neste período foram a produção de um vídeo que retrata o cotidiano das famílias em alusão ao Dia da Consciência Negra, bem como a  produção de enfeites natalinos. Para saber mais sobre o vídeo e assistir, clicando aqui.  Ainda, visando o fortalecimento da cultura quilombola, o CRAS e a comunidade têm se aproximado do Centro de Cultura Afro-Brasileira de Lajeado, um dos grandes parceiros para o encaminhamento da certificação da comunidade quilombola.

Para a assistente social do CRAS, Eliana Becker, o convite para participar do evento nacional é um reconhecimento de um serviço continuado prestado pelo CRAS.

– A comunidade quilombola é considerada um público prioritário da política pública de assistência social, que visa o acompanhamento, empoderamento, reconhecimento de valores e direitos, protagonismo e visibilidade de famílias quilombolas. Através de ações afirmativas como estas é possível desconstruir preconceitos e evidenciar o potencial destas comunidades – ressaltou Eliana.

Daiana Cristina da Silva, 34 anos, integrante da comunidade, conta que a notícia trouxe muita felicidade para o grupo. 

– O trabalho que o CRAS vem desenvolvendo com a gente é feito com muito cuidado. Nos sentimos acolhidos e bem melhores com a presença deles. Quando ficamos sabendo da novidade, que nosso projeto foi selecionado, ficamos bem felizes – contou Daiana.

No encontro “Diálogos Estaduais sobre Proteção Social Básica – Região Sul”, que acontecerá de forma online, a assistente social Eliana Becker e a orientadora social Heloisa Gasparotto Kronbauer irão compartilhar as experiências e desafios do projeto.

- publicidade -