Plano Diretor permanece em debate em Westfália

601
Crédito da foto: Júlia Geib

A Câmara de Vereadores de Westfália teve sessão na noite desta quinta-feira (20/5). Na ocasião, foram aprovados dez projetos, todos por unanimidade. O plano diretor foi o assunto destaque na tribuna.

O vereador Evanir Roberto Baller (PP) manifestou preocupação. “Foi um anseio da comunidade em 2020, sendo, inclusive, elaborado um abaixo-assinado solicitando providências”, disse.

Conforme ele, várias coisas que constam no plano causarão dificuldade aos munícipes. “Falando com a administração municipal, tive o retorno de que isso vai acontecer por meio de audiência pública presencial no momento que for possível”, explicou.

Simone Aline Tischer Landmeier (PP) trouxe questionamentos da população. “Tenho convicção que o plano é necessário porque promove o crescimento ordenado da cidade, mas peço que a administração, enquanto as medidas não foram ajustadas, não tomem medidas em relação a isso”, solicitou a vereadora.

Máquina

Baller também falou sobre um operador de máquinas da administração foi para sua propriedade durante o expediente realizar serviços com máquina em casa. “Peço que se faça uma averiguação se isso realmente está acontecendo. Eu, pessoalmente, já presenciei”, disse.

Recursos

Simone Landmeier contou que foi a Porto Alegre com o colega Carlos Möllmann (PP) e visitaram o chefe da casa-civil, Jonatan Brönstrup, ex-prefeito de Teutônia. Foram feitas solicitações de emendas.

Na mesma oportunidade, foi visitado o deputado federal Covatti Filho (PP). “Pleiteamos recursos para a pavimentação asfáltica da Rua Carlos Schröer Filho. Ela beneficia os Biscoitos Klein, Biscoitos Konrad, a Cooperativa Languiru e todos que passam ali”.

Segundo ela, é uma necessidade urgente, pois são empresas que trabalham com alimentos e há muita poeira no local. “Quando esse recurso vir, que ele seja destinado a esse fim”, concluiu.

Notícias

A vereadora Rejane Ahlert Eggers (PT) disse que munícipes estão solicitando que a Rádio Comunitária Líder traga de volta o programa de notícias de Westfália e da Câmara de Vereadores. “Conversei com o prefeito sobre essa possibilidade e ele relatou que não foi firmada a parceria com a rádio em virtude da pandemia, e ser restrito o número de pessoas na sessão”. Conforme ela, está sendo avaliada a melhor forma de retomar o trabalho.

Lixo

Rejane Eggers também fez um apelo e enalteceu um trabalho realizado na semana passada. Agentes de endemias e de saúde tiveram a iniciativa de promover o recolhimento de resíduos na Rua Leopoldo Fiegenbaum. Ao todo, foram recolhidos em torno de 18 sacos de lixo nessa ocasião em prol do meio ambiente”, disse. Ela enalteceu que esse resíduo poderia possibilitar a procriação do mosquito Aedes aegypti.

- publicidade -