Mais de cinco mil estrelenses com a segunda dose da vacina contra a Covid-19

As atuais aplicações da vacina ocorrem para quem recebeu a AstraZeneca há três meses. Etapa para a CoronaVac está agendada para sexta-feira (28/5). Outra de primeira dose na quarta (26/5)

486
Quem não tem carro também pode ir se vacinar. Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela

A realização de seis etapas de vacinação em uma semana, praticamente todas para colocar a aplicação da segunda dose em dia, já indicava o crescimento do número de estrelenses imunizados com as duas doses, o que veio a se confirmar. As sessões realizadas no sábado (22/5) e nesta segunda-feira (24/5) levaram o município a ultrapassar a marca das 5 mil pessoas imunizadas.

Uma nova sessão com o mesmo objetivo está programada para esta terça (25/5). Na quarta-feira (26/5), será retomada a aplicação da primeira vacina para as pessoas com comorbidades e outras especificações. Até então, são 8.642 estrelenses vacinados com a primeira dose (D1) e 5.362 com a dose dois (D2).

As etapas que estão ocorrendo têm previsto a aplicação da D2 para pessoas com 78 anos ou mais da vacina da AstraZeneca. Pelo carnê, eram esperadas 90 pessoas no sábado (23/5). Compareceram mais de 200.

A equipe da Saúde, atendendo aos pedidos daqueles que teriam que voltar na segunda (24/5) ou terça (25/5), alegando inclusive dificuldades ou impossibilidade de retorno nessas datas, abriu exceção e vacinou aos mesmos, mesmo com um ou dois dias de antecedência. Tanto que nesta segunda-feira (24/5) foram apenas 24. A equipe ressalta, contudo, a importância dos cidadãos respeitarem as datas que constam na carteira de vacinação cedida na ocasião da realização da D1.

Primeira dose

Na quarta-feira (26/5) será retomada a aplicação da D1. Esta será dedicada a pessoas com 18 anos ou mais que tenham Síndrome de Down; estejam vivendo com HIV/Aids; tenham comorbidades ou deficiência permanente. Entre as exigências está a de apresentar receita médica atualizada (últimos 6 meses) ou laudo médico que comprove a comorbidade (com CID, especificada a patologia); comprovante de residência; documento de identidade com CPF. As pessoas com deficiência permanente estão condicionadas à apresentação de comprovante de recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Pessoas com mais de 60 anos de idade, independente de terem ou não comorbidades, que ainda não realizaram a primeira dose, podem comparecer sempre.

CoronaVac em dia

Já a sexta-feira (28/5) será dedicada, mais uma vez, para colocar em dia a segunda dose (D2) de quem está em atraso com a vacina da CoronaVac. Na última semana já foi realizada ação semelhante, e mais de 700 pessoas compareceram ao Parque Princesa do Vale. Com a ação de agora a Saúde do município espera acertar o quadro da vacina.

Local e horário:

Como de costume, as ações ocorrem no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, no modelo drive thru. Quem for a pé ao Parque deve chegar a partir das 9h e manter o distanciamento na fila. A todos é exigido que utilizem máscaras e levem documento oficial com foto e a carteira de vacinação entregue na ocasião da aplicação da primeira dose (D1). A iniciativa de arrecadação de alimentos também continua ocorrendo no local com os voluntários do Lions de Estrela, que desde o início da campanha têm colaborado para o sucesso da vacinação em Estrela, que possui um dos melhores índices do Estado.

- publicidade -