Mais de 37% do público-alvo vacinado contra a Covid-19 em Estrela

Estrela atingiu a marca exata dos 10 mil vacinados contra a Covid-19 e, considerando a população estimada acima dos 18 anos, índice deve passar dos 40% na próxima semana

1288
Estrela vacinou mais profissionais da educação nesta quarta-feira, Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela/Divulgação

Com a etapa de vacinação contra a Covid-19 realizada na manhã desta quarta-feira (2/6), esta exclusiva aos profissionais da área da Educação, o município de Estrela atingiu exatamente a marca dos dez mil vacinados. Considerando a população estimada de Estrela, que hoje é de 34 mil pessoas, o índice de vacinação da população com a primeira dose ultrapassa os 29%. O índice cresce muito, e supera os 37%, quando o cálculo leva em consideração apenas o público-alvo apto. Ao todo são exatamente 10 mil cidadãos com a D1 e 5.542 com a segunda dose (D2). As próximas etapas ocorrerão somente na próxima semana, quando os 40% devem ser alcançados.

A etapa desta quarta-feira foi a segunda voltada aos profissionais da educação das três redes de ensino, e talvez a última exclusiva e paralela às demais, pois de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, que organizou as escalas, o índice já supera os 85%. E só não é maior porque alguns profissionais, neste momento, estão impossibilitados de realizar a imunização, entre outros motivos por terem feito recentemente a vacina contra gripe. Estes serão, a partir de então, vacinados nas etapas juntos aos demais grupos prioritários.

Número redondo

Os secretários municipais da Educação, Elisângela Mendes, e da Saúde, Celso Kaplan, acompanharam presencialmente parte da sessão no Parque. Eles se mostram muito satisfeitos com os resultados do município. Kaplan até brincou com o fato de Estrela fechar a quarta-feira com dez mil vacinados exatos. “Foram 194 novas doses aplicadas no Parque. No caminho de volta do Parque, fizemos a soma, vimos que Estrela fechava 9.998 imunizados. Quase não acreditamos quando chegamos na secretaria e nossa equipe nos avisou que haviam sido vacinados mais dois acamados”, resumiu. “Nossos números são muito bons. Estamos acima da média da maioria dos municípios, e ainda mais se considerarmos apenas o público-alvo habilitado a receber a vacinação”, frisou. A secretária da Educação comentou. “Nos questionaram quando alguns municípios começaram a imunizar os profissionais da educação, e nós esperamos pela liberação oficial do Estado. Pois assim que essa saiu, estávamos já organizados para, em duas etapas, resolvemos e normalizamos tudo”, salientou.

Próximas

Nesta semana não serão mais realizadas etapas. Para a próxima sim. A primeira está agendada para terça-feira (8/6), abrindo uma nova fase cujo filtro é apenas a idade: 59 anos ou mais. Na terça-feira (8/6) será a vez da imunização para quem possui comorbidades e demais especificidades acima dos 18 anos. E no sábado (12/6) outra fase para o público em geral acima dos 59 anos. As vacinas da Pfizer, por exigirem mais cuidados, estão sendo aplicadas somente no Posto Central, dedicadas inicialmente às gestantes e puérperas.

A Secretaria de Saúde também já organiza, para o sábado (12/6), o Dia D da vacinação contra a Gripe, que será inclusive realizada em comunidades do interior. Mais detalhes serão acertados nas próximas horas.

- publicidade -