Dia Mundial do Orgulho Autista

789
Crédito da foto: Luciana Brune

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

O Espaço Aberto teve a participação da presidente da ONG Floco Azul Pró-Autismo de Teutônia, Poliana Steinke, na manhã desta sexta-feira (18/6). Ela trouxe informações sobre a Dia mundial do orgulho autista, comemorado hoje.

De acordo com a presidente, a data tem o objetivo de favorecer a autoestima da pessoa com autismo, levantando questões e trazendo ela como um indivíduo, que possui suas características que são únicas, com uma neurodiversidade, valorizando esse ser humano. Ela coloca que o espectro traz seus desafios, para a pessoa que o possui, como também para as famílias que convivem. É preciso conhecer mais sobre esse universo do espectro autista, desmistificando várias questões.

A ONG Floco Azul desenvolve seu trabalho em Teutônia, sendo uma ramificação da ONG Azul como o Céu, de Lajeado. Poliana explica que neste momento a ONG tem buscado parcerias com o poder público, rede de educação e de saúde. Com isso foi possível produzir folders e cartazes que têm sido colocados em escolas e no comércio, com um conteúdo de fácil entendimento. Ela ressalta que o diagnóstico precoce do espectro é essencial, para que seja dada assistência adequada e uma intervenção mais eficaz. A presidente destaca que se espera da sociedade um olhar carinhoso e de respeito com os autistas.

Ao longo de sua fala, Poliana fala sobre alguns sinais que a pessoa com espectro autista pode manifestar, mas ressalta que não há um padrão, até porque há vários níveis, desde sinais mais leves até manifestações facilmente visíveis. Muitas vezes o autismo passa quase despercebido. Alguns dos sinais são a forma peculiar de brincar, com fixação por rodas, por exemplo, sensibilidade maior aos sons, dificuldade de olhar nos olhos, atraso na fala, dentre outros. Quanto mais cedo for diagnosticado o autismo, maiores serão as chances de desenvolver habilidades da fala, comunicação e motoras.

Convidada: presidente da ONG Floco Azul Pró-Autismo de Teutônia, Poliana Steinke,
Data: 18/6
Assuntos:
– Dia mundial do orgulho autista;
– Neurodiversidade;
– Conhecimento sobre o autismo;
– Importância do diagnóstico precoce;
– Possíveis sinais que a pessoa com o espectro autista pode apresentar.

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

- publicidade -