Estudantes do Colégio Teutônia são aprovados em Universidade Alemã

2060
Crédito da foto: Luciana Brune

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

O Espaço Aberto teve a participação dos estudantes Arthur Allebrandt Werlang e Vanessa Lovane Flach e de suas mães Carla e Loraine, na manhã desta segunda-feira (21/6). Eles contaram sobre sua caminhada e os desafios até chegarem à aprovação em universidade alemã.

Arthur e Vanessa participaram de um programa alemão durante o 2° e 3° ano do Ensino Médio e receberam a aprovação para realizar seus estudos em universidade alemã, podendo realizar toda graduação e escolher o curso entre os disponíveis pelo programa. Arthur pretende cursar ciência da computação. Vanessa vai cursar bioquímica.

O estudante pontua que ainda há incertezas de que forma tudo irá transcorrer por conta da pandemia. Cursar os ensino médio durante a pandemia foi algo desafiador, coloca a estudante. A expectativa era ter aulas presenciais no ensino médio e o programa adicional online, porém ambos tiveram de ser realizados no formato online, mas na avaliação de Vanessa foi muito bom.

Arthur fala sobre o gosto de estudar línguas, que iniciou com o inglês e o interesse pelo alemão um pouco mais tarde, a partir do 6° ano. A relação com a língua alemã para Vanessa é desde muito cedo, surgindo a curiosidade pela língua através da convivência com seus avós. “O Colégio Teutônia proporciona um projeto de alemão bem forte e desde pequena a gente via os maiores tendo bastante oportunidades”, destaca ela.

O programa é feito para que os estudantes o realizem durante ao ensino médio, com a exigência aumentando ao longo do tempo. O programa acontece com a seleção de estudantes em toda a América Latina. Foram avaliados notas de boletins, textos que os alunos tiveram de escrever e enviar, como também a carta de recomendação escrita pela professora de alemão do Colégio Teutônia.

A mãe de Arthur, Carla, fala o quanto está orgulhosa e feliz por seu filho, com um sentimento de dever cumprido. Loraine, mãe de Vanessa, comenta sobre a emoção ao receber a notícia dessa conquista. Como professoras, ambas ressaltam a importância do envolvimento familiar nos estudos.

Os estudantes explicam que as graduações duram em torno de 3 anos, mas geralmente os estudantes não conseguem finalizar nesse espaço de tempo, por ter muito conteúdo. A estudante destaca que o mercado de trabalho na Alemanha tem muitas oportunidades, o que também é um grande diferencial. É possível trabalhar e ganhar experiência ao longo da graduação.

O programa também possui módulos voltados ao conhecimento científico, utilizados no espaço da Universidade. A disciplina durante o projeto e principalmente durante a pandemia foi essencial na análise dos estudantes. Os planos futuros ainda estão sendo planejados e Arthur acredita que depende do que será apresentado para eles lá.

Convidados: estudantes Arthur Allebrandt Werlang e Vanessa Lovane Flach e suas mães Carla e Loraine
Data: 21/6
Assuntos:
– Participaram de programa alemão no ensino médio;
– Caminhada até chegarem à aprovação na universidade;
– O gosto por estudar línguas;
– As oportunidades oferecidas a partir do Colégio Teutônia;
– Os diferenciais ao estudarem na Alemanha;
– Planos futuros.

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

- publicidade -