Covid-19: Estrela vacina 50% do público-alvo

Etapa no último sábado (19/6) foi a segunda maior realizada até então, com 870 vacinados, e fez o município superar a importante marca estimada

741
Parque Princesa do Vale registrou grande movimento no último sábado, na segunda maior etapa realizada até então. Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela/Divulgação

O município de Estrela atingiu uma grande marca no último sábado, que foi mais uma vez de grande mobilização quando o assunto é o combate ao Coronavírus. Mais 870 pessoas foram vacinadas em outro mutirão no Parque Princesa do Vale, sendo que se constituiu na segunda maior etapa realizada até então. 

Não a maior – há duas semanas foram mais de 1,2 mil imunizados – mas o suficiente para o município alcançar a marca estimada de 50% do público-alvo (pessoas acima dos 18 anos) com a primeira dose (D1), totalizando 13.669 cidadãos. Com a segunda dose (D2) já são 5.556 estrelenses e o número deve crescer com a agenda dos próximos dias.

Pessoas acima dos 45 anos tiveram a primeira oportunidade de buscar a imunização no sábado. Já outros grupos prioritários como profissionais da saúde; professores; motoristas profissionais; estrelenses acima dos 18 com comorbidades; Síndrome de Down e outros, mais uma chance uma entre as tantas já realizadas.

Desde cedo uma fila de carros se formou na entrada do Parque Princesa do Vale. Depois de aberto os portões, até cinco fileiras para cadastro e vacinação (quatro de carros; um a quem estava a pé) foram utilizadas para dar vazão mais rápida a todo o público. Voluntários do Lions colaboraram mais uma vez. Quem foi a pé também enfrentou maior movimento do que em outras oportunidades, pois a procura foi mais intensa.

Próximas etapas

Ao longo da semana será dado prosseguimento à vacinação, com atenção especial à aplicação da D2, a grupos específicos e em etapas realizadas conforme agendamento, em sua maioria na Unidade Básica de Saúde do Bairro Oriental, mais conhecido como Posto Central. Nesta terça-feira (22/6), será realizada a segunda dose (D2) da CoronaVac. Na quarta-feira (23/6), a primeira dose (D1) a gestantes, puérperas e lactantes. Na quinta-feira (24/6), então no Parque Princesa do Vale, será aplicada a segunda dose (D2) da AstraZeneca. Na sexta-feira (25/6), mais uma segunda dose (D2) da CoronaVac para pessoas agendadas. No sábado (26/6), sim, uma novidade: a vacinação de industriários, mas conforme agendamento direto com as fábricas e indústrias, e igualmente no Posto Central.

Esta agenda se faz a partir de doses já reservadas. No momento, Estrela aguarda o recebimento de novas doses, o que deve ocorrer ao longo da semana, para marcar novas etapas visando a imunização da população em geral, inclusive baixando a faixa etária.

- publicidade -