Prefeitura de Teutônia negocia com HOB realização de cirurgias eletivas

Administração Municipal se reuniu com a diretoria do hospital para debater orçamento. Somente nos meses de maio e junho deste ano, Teutônia já realizou 104 cirurgias eletivas

613
Crédito da foto: Fernanda Kolling/Divulgação

Em reunião realizada na manhã de sexta-feira (2/7), entre o prefeito, Celso Aloísio Forneck, a vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl, Secretário da Saúde, Juliano Körner, subsecretário, Alisson Saldanha, demais integrantes da equipe da saúde, diretoria do Hospital Ouro Branco e Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) Teutônia, foi dado continuidade às negociações para realização das cirurgias eletivas represadas desde 2016. Assim que o município começar a receber as emendas parlamentares, que devem entrar nos cofres públicos nos próximos dias, a equipe de saúde dará início a liberação das cirurgias e entrará em contato com os pacientes, de acordo com a ordem cronológica dos cadastros.

O objetivo da reunião foi de ajustar orçamentos e definir as especialidades que serão realizadas junto ao Hospital Ouro Branco.

Retomada das cirurgias

Paralelo a isso, a Ambulatório do Sistema Único de Saúde (SUS) retomou as consultas e cirurgias de determinadas especialidades ainda no mês de maio, com capacidade de 50%, e a partir de junho com 100% de capacidade.

Somente no município de Teutônia, eram mais de 525 pessoas aguardando por procedimento cirúrgico, consequência do acúmulo de procedimentos contabilizados desde o final do ano de 2016.

O trabalho intenso e focado pela retomada destes serviços já surgiu resultados positivos. Entre os meses de maio e junho deste ano foram realizadas 104 cirurgias eletivas, nas seguintes especialidades otorrinolaringologia, proctologia, traumatologia, vascular e cirurgia geral. Em colecistectomia, procedimento cirúrgico que consiste na retirada da vesícula biliar, o município zerou a fila de procedimentos cadastradas desde o final do ano de 2016 até maio de 2021.

O prefeito, Celso Aloísio Forneck, destacou a importância desta retomada. “Já são 104 pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos, somente nestes dois últimos meses, e que a partir de agora terão mais qualidade de vida. Ficamos muito felizes com a retomada dos serviços, e sabemos do empenho coletivo da equipe neste processo. Estamos empenhados e organizados para reduzir, consideravelmente, a fila de espera por cirurgias, o que será possível assim que as emendas parlamentares começarem a chegar ao município. E a isso agradecemos a todos os deputados que abraçaram esta causa junto com a gente”, ressalta.

A vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl, destacou a importância desta mobilização em prol da saúde. “Sabemos o quanto é importante esta mobilização em prol das cirurgias, pois são pessoas que aguardam há anos por uma melhor qualidade de vida. Só temos a agradecer a toda a equipe que batalhou muito para que estes serviços fossem retomados, os quais estão fazendo a diferença na vida das pessoas. Em breve, com a chegada das emendas, iremos reduzir ainda mais essa fila de espera”, afirma.

O Secretário, Juliano Renato Körner, enfatizou a alegria das pessoas com a notícia. “Tem gente que estava aguardando desde o final do ano de 2016 por cirurgia, sofrendo diariamente. É gratificante perceber a alegria destas pessoas, de ver o trabalho e o empenho de toda a equipe surtindo resultados tão positivos para nossa população”, destaca.

- publicidade -