Teutônia realiza ações contínuas de fiscalização

671
Crédito da foto: Luciana Brune

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

O Espaço Aberto teve a participação de Evandro Borba da Vigilância Sanitária e Rudimar Büneker do setor de fiscalização do município, na manhã deste sábado (10/7). Eles trouxeram informações sobre as ações contínuas de fiscalização, em especial aquelas voltadas para a covid-19.

De acordo com Evandro, já são quase 16 meses nessa situação e ao longo do tempo a equipe de fiscalização foi cobrada, tanto pela comunidade como também pelo estado. Rudimar pontua, que ao se formar a equipe com os fiscais da prefeitura, eram realizados plantões de segunda a segunda, com ações durante o dia e a noite. Após um certo horário, as ações realizadas eram em conjunto com a brigada militar, sempre com um cunho educativo, explica ele.

Os números hoje demonstram que o trabalho de fiscalização foi e está sendo bem feito. Evandro traz os números das ações covid realizadas nestes dezesseis meses, 144 ações realizadas, na maioria com a brigada militar. Só a vigilância sanitária fez 4.350 procedimentos, e destes 176 foram recebimento de denúncias e 169 atendimentos a denúncias, coloca Evandro. Ele explica que algumas denúncias não se referiam a covid-19 e por conta disso, não se enquadram neste número de atendimento.

A fiscalização é um trabalho que deve ser feita de forma silenciosa, para que possa se pegar o elemento surpresa. Büneker ainda ressalta, que inicialmente a fiscalização era realizada somente pela vigilância sanitária, porém, após um período, com o efetivo reduzido, a secretaria de fiscalização abraçou também está demanda. Ao longo do dia, a pasta tinha de realizar suas demandas, e após o período de trabalho iniciava os trabalhos de fiscalização covid.

A vacinação contra a covid-19 também é pontuada pelos profissionais. O coordenador da vigilância, coloca que é importante que a população busque pela vacinação, é essencial para que possamos sair destas restrições. Ele parabeniza os idosos teutonienses, que buscaram pela vacinação, atingindo um número alto de vacinados.

No sistema 3A, Evandro ressalta que somos uma das cinco regiões do Estado que não recebeu nenhum alerta ou tipo de ação, reflexos das repostas da sociedade. Hoje o que temos de eficácia contra a covid-19, comprovada, é a vacinação. Evandro pontua que qualquer vacina pode dar alguma reação. Para que não se tenha uma reação tão aparente, uma boa alimentação e exercícios físicos auxiliam.

A vacinação da gripe também foi comentada pelo profissional, onde crianças de 0 a 4 anos, que não recebem a vacina da covid-19, tem penas 59% de doses aplicadas e o indicado seria mais de 80%. Pede-se aos pais que levem seus filhos aos postos de saúde para realizarem a vacinação. Na faixa dos idosos, o número de vacinados também está abaixo, com apenas 69%.

Em relação aqueles que se recusam a tomar a vacina, ao ver de Evandro, estes acabam prejudicando aqueles que tomaram a vacina, já que as variantes se tornam cada vez mais fortes.

Convidados: Evandro Borba da Vigilância Sanitária e Rudimar Büneker do setor de fiscalização do município.
Data: 10/7
Assuntos:
– Ações realizadas de fiscalização no município;
– Números das ações covid realizadas;
– Ressaltam a importância da vacinação contra a covid-19;
– Vacinação da gripe está com números baixos.

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

- publicidade -