Vacinação contra a Covid-19 será para faixa etária de 37 anos em Lajeado nesta terça-feira

491
Crédito da foto: Maiara Rovea / Divulgação

Nesta terça-feira (13/7), Lajeado seguirá com a vacinação contra a Covid-19 para pessoas nascidas até o dia 31/12/1984, ou seja, que completam 37 anos em 2021, além dos demais grupos prioritários. Porém, o município adotou uma nova estratégia para evitar transtornos e a formação de longas filas nos entornos dos postos, além de facilitar o acesso de idosos e pessoas com deficiência.

Após solicitado ao Governo do Estado, o município de Lajeado conseguiu uma autorização para instalar uma unidade móvel no Parque do Imigrante para possibilitar o armazenamento e o manuseio da vacina da Pfizer, que é a única disponível para primeira dose em Lajeado. Sendo assim, a partir de hoje, a vacinação de primeiras e segundas doses voltará a ser no Posto do Centro e no drive-thru do Parque do Imigrante, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

Para quem for se vacinar por faixa etária, é necessário apresentar um documento de identificação e um comprovante de residência em Lajeado, como conta de água, luz ou outro tipo que esteja no nome da pessoa a ser vacinada. Caso não tenha, deverá fazer uma declaração de próprio punho informando nome completo legível, CPF, endereço em que reside e assinatura. O documento deve estar pronto para entregar para não atrasar a fila. 

Já as pessoas que buscarem pela segunda dose devem apresentar a carteirinha de vacinação comprovando a data da primeira dose.

– Quem pode se vacinar:

 GRUPOS COM A VACINAÇÃO EM ANDAMENTO (3 dos 22 grupos) 
 GRUPO PRIORITÁRIO COMO FAZER DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
 1) Pessoas com comorbidades Pessoas que se enquadrem nas comorbidades previstas no quadro (veja aqui) podem  buscar um dos dois pontos de vacinação. Documento de identidade e atestado assinado por profissional comprovando a comorbidade prevista no quadro. Acesse aqui o modelo de comprovante exigido pelo município. 
 1.2) Gestantes e puérperas (apenas as com comorbidades e, das sem comorbidades, apenas as integrantes de um dos 22 grupos prioritários)  Devem se cadastrar pelo telefone 3982-1210. Devem ter atestado médico autorizando a vacinação. Documento de identificação, atestado médico autorizando a vacina e documento comprovando a comorbidade ou o vínculo a um dos grupos prioritários.
 2) Pessoas com Deficiência Permanente incluindo as pessoas com síndrome de Down e pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada – BPC)  Podem  buscar um dos dois pontos de vacinação. Documento de identidade e que comprove a deficiência. Em casos em que o indivíduo não possua um documento comprobatório, será aceita uma autodeclaração. No caso do BPC é necessário apresentar comprovante de inscrição no sistema 
 GRUPO POR FAIXA ETÁRIA – Pessoas nascidas até 31/12/1984 Podem buscar um dos dois pontos de vacinação. Documento de identidade e comprovante de residência em Lajeado. Caso não tenha comprovante, será aceita uma autodeclaração.Clique aqui para baixar o modelo de autodeclaração. 
 Industriários  Aguardando nota técnica informativa da Secretaria Estadual da Saúde para iniciar a vacinação. 
- publicidade -