Colégio Teutônia comemora 69 anos

623
Crédito da foto: Luciana Brune

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

O Espaço Aberto teve a participação do diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, na manhã desta sexta-feira (16/7). Ele destacou o aniversário do Colégio Teutônia, comemorado amanhã, como também um pouco da história, do momento atual e das projeções futuras do educandário.

Jonas explicou que o Colégio Teutônia é uma instituição de muitas histórias em sua história. Em 1952, a criação da escola foi uma iniciativa da Comunidade Evangélica Paz, com o intuito de preparar os filhos de agricultores para as suas atividades, com o objetivo de melhorar a função profissional e a integração dos jovens à sociedade. Em 17 de julho institui-se a Fundação Agrícola Teutônia, que teve suas aulas iniciadas em setembro de 1953, com o curso de administrador agrícola.

De acordo com o diretor, naquela época, escolas desse formato eram constituídas onde não havia a presença do estado. Jonas destaca que o berço da imigração alemã e as características culturais foram determinantes para que isso ocorresse.

A formação de pessoas que vão atuar no campo é uma marca da história da instituição. Ao longo dos anos, o Colégio Teutônia trouxe para a região muitas novas tecnologias, metodologias e ensaios, dentre outras coisas. A instituição de ensino tem se debruçado de forma intensa para as estratégias que estão vinculadas ao setor primário, que fazem referência ao conhecimento compartilhado, ressalta o diretor.

Jonas pontua que o Colégio Teutônia coloca o município de Teutônia em evidência, tanto pela formação técnica no agro, como hoje em outras questões como o atletismo, o conjunto instrumental, entre outras coisas.

Nos últimos anos a instituição se reformatou, pois entendeu que além da formação técnica poderia acolher crianças para a formação básica. O Colégio atua desde os bebês até o ensino médio, como também os cursos técnicos. Além disto, são oferecidas aos alunos diversas atividades complementares que a instituição vê como importantes para formação integral dos estudantes.

A mantenedora da instituição entende que o Colégio Teutônia precisa ser um diferencial dentro da cidade e da região, entregando uma educação de referência e de qualidade.

Neste ano em que ainda não são possíveis grandes comemorações, Jonas pontua que na instituição estes 69 anos tem sido celebrados com muito entusiasmo. Em tempos de pandemia, ele coloca que estamos ressignificando conceitos e contextos, destacando que comemorações em sala de aula, com professores e alunos, não são menos importantes.

No contexto da pandemia e pensando seus reflexos futuros, apesar do esmero de todas pessoas envolvidas na formação dos estudantes, o diretor não tem dúvidas que haverá perdas, referenciando no desenvolvimento das crianças e dos jovens, especialmente nas questões socioemocionais, já que houve a ausência de vivências coletivas nos espaços escolares por um período. Hoje o esforço é para trabalhar estas questões.

Os planos futuros e projetos também são destacados por Rückert, que ressalta que os valores e princípios são atemporais, mantendo sempre a visão de ser um centro de pesquisa e formação, gerador de conhecimento.

Convidado: diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert
Data: 16/7
Assuntos:
– Criação da escola em 1952;
– História da Fundação Agrícola Teutônia:
– Características culturais;
– A instituição passou por reformulação;
– Serviços oferecidos hoje;
– Reflexos da pandemia no futuro;
– Planos e projetos futuros do CT.

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

- publicidade -