Pilares de uma educação respeitosa

486
Crédito da foto: Luciana Brune

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

O Espaço Aberto teve a participação da psicóloga Gláucia Lerner e da pedagoga Charlene Egewart da Silveira, da Criare Laboratório de Experiência, na manhã desta terça-feira (27/7). Elas falaram sobre a educação respeitosa, que é um desafio na atualidade.

O projeto diferente de educação para as crianças, que as famílias utilizam no turno inverso ao escolar, surgiu através de uma experiência de Gláucia. Foi um desafio inicialmente grande, coloca Charlene. O principal diferencial da Criare é a educação respeitosa, onde o educador parte de uma educação firme, mas gentil. É ensinado o respeito às crianças respeitando-as.

A Criare possui um olhar ampliado, que integra a educação com a psicologia. As crianças são acolhidas, como também sua família, destaca a psicóloga. Várias são as oficinas oferecidas às crianças de 2 a 11 anos, como horta, culinária, inglês, música, das emoções, entre outras.

A psicóloga pontua que é desafiador fazer uma educação respeitosa dentro de casa, pois antigamente era uma educação punitiva e, posteriormente, se tornou mais liberal. A proposta de educação respeitosa vem para dar um direcionamento e equilíbrio.

As profissionais ressaltam que os combinados devem ser feitos com sinceridade e honestidade, falando claramente sobre o resultado de um comportamento. Além de várias dicas dadas durante a conversa, elas reforçam aos pais a importância de tirar todos os dias 15 minutos de qualidade com seus filhos.

Convidadas: psicóloga Gláucia Lerner e da pedagoga Charlene Egewart da Silveira
Data: 27/7
Assuntos:
– Educação respeitosa;
– Trabalho oferecido pela Criare;
– Olhar ampliado, integrando a educação e a psicologia;
– Educação respeitosa dentro das casas;
– Dicas aos pais.

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

- publicidade -