Vacinação contra a Covid-19 será intensa nos próximos dias em Estrela

Com a chegada de novas doses, a Secretaria Municipal de Saúde de Estrela define etapas da semana, entre elas a aplicação da primeira dose para pessoas com 27 anos ou mais

708
Crédito da foto: Rodrigo Angeli / Prefeitura de Estrela / Divulgação

O Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Saúde, definiu o calendário da semana de vacinação contra a Covid-19.

Antecipação

A etapa de antecipação desta quarta-feira (4/8) tem o mesmo propósito das demais: finalizar a imunização de parcela da população adiantando a aplicação da dos complementar. Poderão comparecer ao Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, todos aqueles que tinham, em sua carteira de vacinação, a dose complementar (D2) agendada para o dia 18 de agosto, ou antes disso, inclusive aqueles que perderam as demais etapas de antecipação.

A entrada dos carros para o drive thru ocorre pela Rua Bruno Schwertner; e de pessoas a pé pelo portão central da Júlio de Castilhos. Necessário levar a caderneta de vacinação, além de documento oficial com CPF.

27 anos ou mais

Na quinta-feira (5/8) será aberta nova faixa etária para a aplicação da primeira dose (D1). A etapa, no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, seguirá os mesmos modelos das demais realizadas no local, sendo esta destinada ao público em geral com idade limite de 27 anos ou mais. De acordo com a coordenação da campanha, a idade permitida não será ainda menor porque na última realizada, para pessoas com 28 anos, surpreendeu o número de pessoas com idade avançada que compareceram. Apenas 23% dos 1,3 mil imunizados tinham entre 28 e 30 anos, o que faz acreditar que uma grande parcela deste grupo ainda vá buscar a imunização.

Comorbidades

Na sexta-feira (6/8) serão dois os públicos-alvo. Um visa a aplicação da primeira dose (D1) a jovens de 12 a 17, com comorbidades, que não buscaram a imunização na última semana. Outro é do grupo das gestantes, puérperas e lactantes que devem receber a dose complementar (D2) também de forma antecipada, e cuja data estava previamente agendada para dia 20 de agosto. A vacinação de ambos ocorrerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central.

Educação

Já no sábado (7/8) será realizada a aplicação da dose complementar (D2) para professores e demais profissionais da educação do município. A mesma antecipa o ciclo de imunização, visto que a aplicação da dose complementar deste grupo só estava prevista para 19 de agosto. Devido ao tamanho da etapa, a mesma ocorrerá em dois turnos.

Marcas

Estrela alcançou a marca de 56 dias sem óbitos em razão da Covid. O último ocorreu em 07 de junho. Considerando que, pela procura geral, a Secretaria da Saúde aumentou para cerca de 27 mil pessoas o público-alvo (pessoas acima dos 18 anos) a ser vacinado, Estrela alcança a marca de 73% do total, com 19.635 cidadãos já com a primeira dose (D1). Ao todo são também 9.435 pessoas com a dose complementar (D2) recebida e imunização completa, ou cerca de 35%.

- publicidade -