Estrela ultrapassa barreira dos 20 mil vacinados contra a Covid-19

Nova etapa para o público em geral aplicou a primeira dose em mais 583 pessoas com 27 anos ou mais, e município atinge marca de 75% do público-alvo

71
Etapa foi destinada para pessoas com 27 anos ou mais, e outra vez contou com grande presença de cidadãos de mais idade / Créditos da foto: SMS / Prefeitura de Estrela / Divulgação

Uma nova marca foi alcançada pelo Governo de Estrela em sua campanha de combate a Covid-19. Mais 583 pessoas receberam a primeira dose (D1) nesta quinta-feira (5/8) pela manhã, o que fez o município ultrapassar a barreira dos 20 mil vacinados contra a doença (20.222), o que significa 75% do público-alvo (26,9 mil).

Outra marca, a de dez mil estrelenses, mas então com a segunda dose/complementar (D2) e imunização completa, deverá ser superada com as etapas programadas para esta sexta-feira (5/8) e sábado (6/8). A primeira etapa da próxima semana já está pré-agendada e abrangerá nova faixa etária: 25 anos ou mais.

Depois de um movimento mais moderado na quarta-feira (4/8), quando 359 estrelenses foram ao Parque Princesa do Vale receber a D2, nesta quinta-feira o local, que centralizou as maiores etapas de vacinação, voltou a registrar procura mais intensa e maiores filas de carros no drive thru e de pedestres, principalmente antes da abertura dos portões e nas duas primeiras horas. Ainda assim, com a grande equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e voluntários do Lions envolvidos, a espera pela aguardada dose dos imunizantes da AstraZeneca e da CoronaVac não se prolongou. Mais uma vez registrou-se grande presença de pessoas de mais idade e que já tiveram outras antecipadas oportunidades de iniciar o processo de imunização. A D2 para os grupos hoje vacinados estão pré-agendadas para 02 de setembro (CoronaVac) e 27 de outubro (AstraZeneca).

Comorbidades

Nesta sexta-feira (6/8) serão dois os públicos-alvo. Um visa a aplicação da D1 a jovens de 12 a 17, com comorbidades, que não buscaram a imunização na última semana. Outro é o grupo das gestantes, puérperas e lactantes que devem receber a D2 também de forma antecipada, e cuja data estava previamente agendada para dia 20 de agosto. A vacinação de ambos ocorrerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central.

Educação

Já no sábado (7/8) será realizada a aplicação da D2 para professores e demais profissionais da educação do município. A mesma é outra que antecipa o ciclo da imunização, visto que a aplicação da dose complementar deste grupo só estava prevista para 19 de agosto. Devido ao tamanho da etapa, a mesma ocorrerá no Parque Princesa do Vale em dois turnos. Até então, Estrela soma 9.795 pessoas com a D2 recebida, ou cerca de 35% do público-alvo.

25 anos ou mais

Está pré-agendada para terça-feira (10/8) pela manhã, no Parque Princesa do Vale, nova etapa para a D1 visando a imunização do público em geral, mas desta vez já abrangendo pessoas com 25 anos ou mais. Na parte da tarde será dada oportunidade de os estrelenses que estão com a D2 da CoronaVac em atraso completaram a imunização.

- publicidade -