Produção de vinhos no Vale do Taquari ganha impulso com vinícola local

778
Créditos da foto: Luciana Brune

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

O Espaço Aberto teve a participação do sócio-proprietário da Vinícola Lermen e Jaeger, Felipe Lermen Jaeger, e do responsável técnico Luis Fernando Lermen, na manhã desta quinta-feira (16/9). Eles destacaram o impulso que a produção de vinhos vem ganhando no Vale do Taquari.

Felipe pontua que o gosto e interesse de investir neste segmento vem de família. Desde o ano de 2011 os proprietários produzem o produto. Ele comenta que apenas no ano de 2018 conseguiram liberação para construção da vinícola junto aos órgãos fiscalização, em função da burocracia.

Luis destaca que há uma diferença grande de temperatura entre o Vale e a Serra gaúcha, tanto no inverno como no verão, o que demanda mais cuidado às parreiras, principalmente as europeias.

“A tendência da nossa região é gerar um vinho diferente da Serra”, destaca o responsável técnico. No Vale do Taquari possuímos dias quentes e noites não tão frias, a uva tem uma característica diferente, especialmente em relação à acidez. Como característica do vinho da região, Luis ressalta que se chega a um vinho menos ácido e com uma coloração mais viva.

A Vinícola Lermen e Jaeger possui uma variedade de vinhos e já vem realizando desenvolvimento de novos vinhos que devem ser lançados e introduzidos na linha. O desenvolvimento de produtos ocorre no âmbito familiar, observando as tendências do mercado. A plantação da vinícola se localiza em Cruzeiro do Sul.

A colheita ocorre em janeiro e fevereiro e a produção passa por todo um processo, vai para os tanques, ficando por todo o inverno. Após este período, o vinho é envasado e fica descansando na adega. Os vinhos finos necessitam de mais tempo para estarem prontos ao consumo.

Hoje o principal meio de aquisição dos vinhos é online, pelo site, Facebook e Instagram da vinícola. Por conta da pandemia, a visitação ao local ficou prejudicada, mas há projetos de abrir em breve. Outros projetos, que envolvem o turismo, também estão sendo avaliados.

Luis explicou que a produção de vinhos é artesanal, com pouca interferência de processos, prezando que sejam mantidos aromas e características do produto.

Convidados: sócio-proprietário da Vinícola Lermen e Jaeger, Felipe Lermen Jaeger e o responsável técnico Luis Fernando Lermen
Data: 16/9
Assuntos:
– Início da produção;
– Diferenças climáticas entre o Vale e a Serra demandam mais cuidado;
– Região gera um vinho diferente;
– Características do vinho produzido no Vale;
– Período de produção;
– Meios de adquirir o produto;
– Visitação à vinícola;
– Vinícola preza por manter características próprias do produto.

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

- publicidade -