Ponto de apoio a veículos recreativos é inaugurado em Estrela

Área especial para receber campistas, motorhomes, campers, trailers e outros tem primeiro dia oficial de uso e ato conta com a presença do secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini

- Publicidade -spot_imgspot_img

“Com essa chuva toda e não há locais de alagamento. Isso só mostra que a área foi muito bem preparada.” A observação de um dos participantes da 1ª Trailerfest ao chegar para o ato de inauguração do ponto de apoio a veículos recreativos de Estrela foi apenas uma das muitas positivas realizadas na tarde desta sexta-feira (17/9), em cerimônia que contou com a presença do Secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, do prefeito Elmar Schneider, o vice João Carlos Schäfer e demais autoridades. O ponto de apoio aos trailistas, instalado junto ao Parque Municipal da Lagoa, recebeu R$ 142 mil em investimentos em infraestrutura, iluminação e adaptação, e torna-se o segundo ponto de apoio do Rio Grande do Sul – o primeiro do Vale do Taquari – para a prática do campismo.

O espaço passou a receber, desde a tarde de quinta-feira (16/9), alguns dos 45 trailistas confirmados para o encontro, o primeiro pós-pandemia, mas só foi inaugurado oficialmente nesta sexta, sob intensa chuva. Mas uma estrutura montada para servir aos próprios participantes permitiu o evento, que contou ainda com a presença do presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart; dos titulares das pastas municipais da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carine Schwingel; de Infraestrutura Urbana, Osmar Müller; e demais secretários e convidados. A titular da Secel, Carine Schwingel, exaltou o esforço de todos em deixar o espaço o mais perfeito possível para atender à demanda dos trailistas. “Acreditem, foi feito tudo com muito carinhos e dedicação para que vocês, mesmo longe de suas casas, sintam-se como se estivessem em seus lares, e aproveitem, não apenas tudo o que está aqui perto e ao alcance de vocês, como o nosso Parque da Lagoa, mas também os nossos festejos da 3ª Semana Farroupilha”, resumiu.

O prefeito Elmar Schneider também ressaltou o momento. “As famílias que deixaram seus municípios, o conforto de seus lares e aqui estão, vieram de certa forma se ‘encontrarem aqui em Estrela’. O que faz esse encontro na verdade é promover a união, a confraternização que a correria do dia a dia, mesmo em nossas casas, não nos permite realizarmos, e é fundamental. Obrigado por lhes permitirem isso aqui em nossa Estrela, nesse lindo espaço que promove o nosso turismo”, refletiu ele, ao destacar também o papel social realizado pelos participantes, que doaram valores que foram investidos em mais de 75 cestas básicas. “Outras famílias, essas aqui de Estrela, também vão ficar muito felizes com a presença de vocês e o que ela significa”.

O Secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, que estava acompanhado da esposa e filho, ressaltou aos presentes. “É muito gratificante retornar mais uma vez a Estrela. Mas toda vez que voltamos aqui temos a certeza de que não será a última. Estrela faz um papel protagonista quando o assunto é promover a retomada do turismo”, afirmou. “Que o turismo  possa voltar a fazer parte de nossas vidas e assim promover a alegria ao qual ele tem grande poder de nos dar. Ele tem a força de nos devolver o que a pandemia tirou de muitos, que são os momentos de prazer. Ele não vende tristeza, dor, mas proporciona muito conhecimento, cultura, reencontro e memórias.” A cantora tradicionalista Clary Costa encerrou o ato cantando o hino Rio-Grandense e uma composição própria em homenagem a Estrela.

Trailerfest

Para inaugurar o espaço, Estrela sedia a 1ª Trailerfest. “São turistas vindo de diversas regiões do Estado. Eles deverão permanecer no parque até a próxima terça-feira (21/9), quando a programação se encerra”, complementa Carine Schwingel, titular da Secel. A programação de atividades da 1ª Trailerfest de Estrela casa com as atividades da 3ª Semana Farroupilha. Além do cronograma do Parque Princesa do Vale, haverão passeios guiados pelo Rio Taquari, Campeonato de Pênaltis e eventos paralelos com empreendedores do município. A programação termina na terça-feira (21/9).

- Publicidade -

MAIS

- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -