Garibaldi terá semana dedicada à leitura

528
Crédito da foto: Divulgação

De 2 a 9 de outubro, Garibaldi lembrará a importância da leitura por meio de ações que incentivam a doação de livros, descontos nas livrarias da cidade, dicas para incorporar o hábito de ler e as habilidades desenvolvidas por meio da leitura. A comunidade também está convidada a doar livros para a Biblioteca Pública Municipal e conhecer mais do amplo acervo disponível de forma gratuita a todos.

Descontos especiais nas livrarias da cidade estão programados. As livrarias App Apolo e Disco Center irão oferecer 20% em todos os livros (em até 3 vezes no cartão) na semana. Pelo instagram @culturagaribaldi, a comunidade será convidada a relatar experiências pessoais com os livros, de como adquiriu o gosto pela leitura ou qual seu primeiro contato com esse mundo, por exemplo.

De acordo com a bibliotecária Dieine Valk, a leitura pode trazer inúmeros benefícios, gerar conhecimento e ajudar no senso crítico e na imaginação. “Cada leitor tem suas preferências, às vezes a pessoa acredita que não gosta de ler porque teve experiências com livros que não lhe agradaram, portanto é preciso procurar livros que despertem o interesse pessoal de cada um. Essa semana é um convite a adquirir um gosto, do qual só se tem a ganhar, lembrando que a principal maneira de incentivar à leitura é o exemplo,” reforça.

O acervo da Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel de Garibaldi conta atualmente com 34.436 exemplares, entre livros e periódicos. A média mensal de empréstimos é de 1.200 e a quantidade de usuários cadastrados é de 8.957pessoas.

A Biblioteca fica localizada na Avenida Rio Branco, nº 317, no Centro de Garibaldi, e o horário de atendimento atual vai das 8h às 18h de segunda a sexta-feira. É possível consultar o acervo online e realizar renovações de livros pelo site da biblioteca, disponível no endereço: https://bfm.phl.bib.br. Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3462 8167. Os exemplares doados ficarão disponíveis no acervo ou nas casinhas literárias espalhadas na Rua Buarque de Macedo.

Confira a lista dos livros mais lidos do ano na Biblioteca Pública Frei Miguel:

Livros adultos mais lidos:

O Duque e eu – Julia Quinn

O milagre da manhã – Hal Elrod

A revolução dos bichos – George Orwell

Mais esperto que o diabo – Napoleon Hill

O Visconde que me amava – Julia Quinn

A hora da estrela – Clarice Lispector

Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker

Como eu era antes de você – Jojo Moyes

Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

Um lugar bem longe daqui – Delia Owens

Livros infantojuvenis mais lidos:

Harry Potter e a pedra filosofal – J.K. Rowling

João e Maria

Harry Potter e a câmara secreta – J.K. Rowling

Os três porquinhos

A Pequena Sereia

Diário de um banana: as memórias de Greg Heffley – Jeff Kinney

A Bela Adormecida

Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban – J.K. Rowling

Diário de um banana: Rodrick é o cara – Jeff Kinney

Cinderela

- publicidade -