15ª Copa Teutônia – Cooperativa Languiru recebe 58 equipes

1213
AERC Juventus foi a campeã na categoria Sub-12 da última Copa Teutônia, em 2020 / Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer / Divulgação

Evento esportivo tradicional no município, a Copa Teutônia chega neste ano com a 15ª edição e com a parceria da Cooperativa Languiru. A 15ª Copa Teutônia – Cooperativa Languiru iniciou nesta sexta-feira (21/1), com a cerimônia de abertura na Sociedade Esportiva e Recreativa Gaúcho (SER Gaúcho), do Bairro Teutônia. Nesta edição, participam 29 clubes e 58 equipes, com 1.100 atletas, mais dirigentes, dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e um clube do Uruguai. A competição está prevista para encerrar no dia 26 de janeiro, no campo do Esperança, no Bairro Languiru.

Aponte a câmera do seu celular e confira o carnê de jogos

Se em anos anteriores havia seis categorias, em 2022 as equipes foram divididas em quatro faixas etárias: Sub-13 (2009), Sub-14 (2008), Sub-15 (2007) e Sub-16 (2006). Os jogos movimentam nove campos do município: SER Gaúcho (Bairro Teutônia), Esperança (Bairro Languiru), Ouro Verde (Bairro Alesgut), Ribeirense (Linha Ribeiro), Atlético Gaúcho (Bairro Canabarro), Fluminense da Harmonia (Linha Harmonia), Juventude (Linha Frank), Lawi (Linha Wink), e CT Ivo10/Juventus (Bairro Languiru).

Durante esse período, os atletas recebem três refeições diárias (café da manhã, almoço e janta) na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL). Os mesmos estão alojados nas escolas municipais.

Rubens Andrade Dias / Crédito da foto: Arquivo pessoal

A realização da 15ª Copa Teutônia – Cooperativa Languiru é da Administração Municipal, por meio das Secretarias de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e de Educação, com patrocínio da Cooperativa Languiru, e a organização da empresa Planeta Bola Eventos Esportivos.

A Planeta Bola organiza a Copa Teutônia desde 2007 e o único ano sem competição (2021) foi em função da pandemia. Rubens Andrade Dias, diretor Administrativo, destaca as vantagens para os atletas. “Tem o benefício de intercâmbio com equipes de outras regiões e também de outros países. É um dos maiores sonhos nesta idade, poder vivenciar um torneio com as rotinas de concentração, idas aos campos, refeições com os colegas de time, é uma experiência inesquecível”, avalia Dias.

Luias Henrique Wermann / Crédito da foto: Divulgação

O secretário de Esporte, Luias Henrique Wermann, explica as vantagens da Copa Teutônia para o município. “Os benefícios do evento são inúmeros. Na área econômica, movimenta uma infinidade de segmentos, principalmente restaurantes, rede hoteleira, supermercados, praças esportivas do município, e lojas de artigos esportivos”, avalia. Outro ganho para Teutônia é o reconhecimento nacional e da América Latina. “Neste ano, recebemos delegações do Uruguai, ocorrendo um grande choque cultural e troca de conhecimentos”, ressalta.

- publicidade -