Grupo Popular promove debate sobre futuro do futebol amador

1095
Debate ocorreu hoje (5/2) no Comunidade Alerta / Crédito: Carla Beckmann

Na manhã deste sábado (5/2), o programa Comunidade Alerta da Rádio Popular debateu o futuro do futebol amador. Das 8h às 9h, três convidados falaram os motivos para a queda no número de equipes, formas de motivar mais participantes, revelar novos atletas e revigorar as competições esportivas.

Um deles foi o vice-presidente da Aslivata, João Jung. Ex-atleta e ex-dirigente, também já atuou como presidente de liga municipal, a Aemaso. “É um assunto bem delicado e preocupa bastante. Eu vejo os dirigentes e a falta de gente nova nos clubes para puxar a frente e fazer o serviço. As pessoas que estão há tempo vão se cansando, porque elas têm famílias e seu momento de lazer. O clube te priva disso, porque tu tem que ceder teu tempo, tem que fazer as coisas, tem que limpar e botar bebida para gelar. Geralmente, fim de semana, tu vai ter que trabalhar no clube em vez de passear”, avalia.

O futebol amador tem uma função social muito importante. Por meio dele, muitas pessoas são inseridas na sociedade, formam-se lideranças, criam-se amizades e até mesmo ocorrem namoros, casamentos e surgem famílias.

Leia o que diz o ex-atleta e atual dirigente do Ecas de Imigrante, Iura Vogel. “Hoje os jogadores que vêm lá da grande Porto Alegre ou de Caxias, conhecem todo mundo por aí. Isso é legal, tu faz amizades. Mas, hoje, o complicado é tu arrumar um dirigente e uma equipe. Não adianta tu ter um presidente e um tesoureiro, isso envolve pelo menos 10 pessoas”, considera.

De que maneira trazer mais clubes para as competições? É uma questão que preocupa os dirigentes, pois em 2022 há poucos times nos campeonatos.

O presidente da ACAT, Clomar Pereira, opina sobre isso na visão de dirigente de liga, ex-atleta e ex-técnico. “A princípio, nossa reunião começou com quatro times, e agora temos cinco. Mas a grandeza do campeonato de Teutônia, que chegou a ter mais de 20 clubes na época, mas, a gente sabe que está sendo complicado essa situação. É uma coisa para nós continuar, não parar hoje. Eu assumi a Acat com a situação bem delicada, mas estou tentando dar a volta, principalmente, voltar com o campeonato. Nas próximas semanas estará tudo certo para o campeonato iniciar no dia 13 de março”, enfatiza.

O Grupo Popular de Comunicação valoriza, divulga e acompanha o futebol amador desde sua origem. Começou com a Folha Popular em 1985 e ganhou amplitude pelas ondas da Rádio Popular a partir de 1989. Desde lá, sempre houve prioridade para o amador.

Neste momento de dificuldade, sente-se no dever e no compromisso de promover um debate acerca do assunto. Outros momentos surgirão com mais opiniões e visões. Para quem não pôde acompanhar o programa de hoje, acesse nosso site: https://popular.fm.br/

- publicidade -