Bola volta a rolar nos gramados de Teutônia neste domingo

1111
Premiação da categoria Titulares contará com troféu extra da Aslivata / Crédito: Carla Beckmann

Após dois anos sem futebol nas comunidades de Teutônia, o Campeonato Municipal de Futebol Amador retorna em 2022. Cinco clubes participarão do certame. Atlético Gaúcho – seis finais nos últimos dez anos, Canabarrense – retorna após 10 anos, União da Germano – atual bicampeão da 2ª divisão, Esperança – maior campeão e Juventude da Frank – atual campeão (2019). Historicamente, é o menor campeonato em número de clubes desde sua criação, mas promete muita qualidade dentro das quatro linhas.

O pontapé da competição será neste domingo (13/3), em duas localidades de Teutônia. Na Linha Frank, o Juventude da Frank enfrenta o Canabarrense. No Loteamento 8, no Bairro Canabarro, Atlético Gaúcho encara o União da Germano. O Esperança folga na rodada inaugural.

Na primeira fase, todos jogam contra todos em turno e returno. Os quatro melhores clubes se classificam para as semifinais e disputam em jogos de ida e volta. Na final serão dois jogos. Em caso de uma vitória para cada equipe, haverá pênaltis para definir a vaga ou o título. Dois empates favorece o time de melhor campanha para classificar ou ser campeão.

Premiação categoria Aspirantes / Crédito: Carla Beckmann

Lançamento oficial

O lançamento oficial da competição ocorreu na noite desta quinta-feira (10/3), na sede social do Grêmio Recreativo Canabarrense. Estiveram presentes representantes dos clubes, autoridades do poder público e apoiadores.

Lançamento oficial contou com a presença de representantes de clubes, autoridades do poder
público e apoiadores / Crédito: Carla Beckmann

Rodrigo Riffel, gerente regional da Cooperativa Cresol, afirmou que o intuito da cooperativa é apoiar o esporte. “Para nós é sempre lindo apoiar um campeonato desse nível. A Cresol veio para Teutônia para isso”, destacou.

Volnei Kochhann, presidente da Aslivata, pediu aos clubes e desportistas que o respeito dentro e fora das quatro linha prevaleça. “É sempre uma alegria muito grande poder falar de esporte. Nós temos uma luz no retorno do futebol. Que volte a reinar a alegria e amizade. Dentro de campo tem que a ver disputa, mas depois temos que nos abraçar. Teutônia tem condições de fazer umas das maiores competições da região, mesmo com menor número de equipes”, observou.

Luias Henrique Wermann, secretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia, reforçou que os clubes e jogadores tenham moralidade e ética durante a competição. “É uma alegria muito grande dar um pontapé em mais uma competição em Teutônia. Todos nós gostaríamos de ter mais clubes, mas estamos ainda em um momento pandêmico. Que tenhamos moralidade e ética dentro e fora de campo”, desejou.

Vitor Ernesto Krabbe, presidente da Câmara de Vereadores de Teutônia, alegra-se com o retorno da competição. “Eu fico contente que estamos juntos de novo. Que os times aguerridos fiquem dentro de campo, passou das quatro linhas, que possamos comemorar e nos abraçar. Sempre que precisarem pode contar com o nosso apoio”, salientou.

Clomar Pereira dos Santos, presidente da Acat, parabenizou as equipes participantes e desejou pensamento esportivo e cautela no retorno. “Tá difícil fazer futebol, por isso dou parabéns para os cinco clubes. Vamos tentar fazer um campeonato bonito para tentar trazer mais clubes para o próximo ano. Vamos voltar ao gramados com respeito e muita cautela. Ficamos dois anos parados, não precisamos voltar com loucura. Tem que ter um controle. Vamos fazer um campeonato bonito. Os times estão parelhos. Ano que vem talvez volte mais times. Teutônia tem condições de ter no mínimo 10 equipes. Vamos domingo já com pensamento no esporte”, finalizou.

Celso Aloísio Forneck, prefeito de Teutônia, acredita que o campeonato terá uma excelente campanha. “É com grande alegria que vemos esse recomeço. Eu tenho absoluta certeza que será um campeonato perfeito. Ano que vem vamos ter mais times. Sempre seremos parceiros, gostamos de ver as pessoas nos campos”, destacou.

O Campeonato Municipal de Teutônia será realizado pela Associação de Clubes Amadores de Teutônia (Acat) e apoiado pela Prefeitura de Teutônia e Cooperativa Cresol.

- publicidade -