Teutônia adere ao maior Projeto Jovem Empreendedor da América Latina

623
Diretor do Instituto Manager apresentou o Projeto / Crédito: Luciana Brune

Na noite desta quarta-feira (30/3), no auditório da CIC em Teutônia, foi apresentado a professores, estudantes e seus familiares o Projeto Jovem Empreendedor. A administração municipal de Teutônia, por meio das Secretarias de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e de Educação, aderiu a este que é considerado o maior Projeto Jovem Empreendedor da América Latina e já tem mais de 8 mil alunos no Rio Grande do Sul.

O projeto é desenvolvido pelas empresas Google e XP Investimentos, realizado pelo Instituto Manager em parceria com universidades. Em Teutônia será realizado pela Universidade do Vale do Taquari (Univates), com objetivo de formar jovens empreendedores.


Os trabalhos terão duração de 12 meses, com aulas 100% presenciais no Polo EAD da Univates em Teutônia, para formação em 25 cursos, os quais têm certificação com chave de autenticidade nacional, sendo que o ensino ocorrerá de forma personalizada por estudante, através de metodologia própria. Basicamente, os alunos terão que identificar uma necessidade de uma empresa e desenvolver um projeto, sobre o qual irão trabalhar ao longo do curso. O diretor do Instituto Manager, Anderson Detogni, que apresentou detalhes do projeto na noite, explicou que os estudantes vão passar 12 meses estudando sobre algo que eles gostam e escolheram.

O principal objetivo é fomentar o empreendedorismo entre os jovens, através do conhecimento com relação ao mercado de trabalho, apresentando a realidade e cenário atual, a fim de proporcionar um ensino transformador na vida da família destes alunos. Seja qual for a profissão escolhida no futuro, em algum momento este jovem precisará da habilidade empreendedora, a qual será desenvolvida neste projeto.

Trata-se de uma oportunidade que está sendo ofertada para que estes jovens possam, no futuro, criar sua própria empresa, conquistar uma boa vaga no mercado de trabalho e, principalmente, descobrir em qual área/profissão desejam seguir.

Para participar do projeto as equipes diretivas das Escolas Municipais selecionaram 60 jovens, do 8º ou 9º ano, de acordo com o desempenho e rendimento escolar, considerando também o histórico dos estudantes. Estes alunos e seus familiares tiveram a oportunidade de participar do momento de lançamento.

Ao finalizar o curso, o aluno que decidir seguir com o projeto poderá incubar sua “empresa” dentro do parque da universidade, caso aprovado. Além disso, ao longo dos 12 meses, será realizado um mapeamento sobre o potencial de cada aluno, o qual será compartilhado com as empresas da cidade.

- publicidade -