Caminhada Ecológica reuniu cerca de 350 pessoas em Estrela

Primeira edição após a pandemia ocorreu neste domingo ao longo da Linha São Jacó, interior do município de Estrela, e arrecadou quase meia tonelada de alimentos

868
Caminhada ocorreu por diversos pontos da Linha São Jacó / Crédito: Setcel / Governo de Estrela / Divulgação

Neste domingo (24/4), o bom tempo possibilitou a abertura da temporada das “Caminhadas Ecológicas de Estrela”. Após mais de dois anos de ausência em razão da pandemia da Covid-19, o projeto levou mais de 350 pessoas a percorrerem cinco quilômetros pela Linha São Jacó e indiretamente colaborarem com a ação social envolvida no projeto.

O cronograma do projeto do Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), deve ser retomado com mais frequência após o inverno. A iniciativa visa a prática de um exercício físico ligado à apreciação das belezas naturais do interior do município.

Não foram poucos os casos de famílias inteiras caminhando juntas, ou mesmo de amigos e vizinhos, em verdadeiro momento de integração. Ao todo foram 350 inscritos, além de equipes de apoio e organizadores.

A ação arrecadou quase meia tonelada de alimentos não-perecíveis, que nesta edição serão entreues em benefício da Diaconia da Comunidade Evangélica da Confissão Luterana de Estrela.

O local escolhido para o retorno do projeto foi a Linha São Jacó, justamente onde ocorreu a última edição do evento, em outubro de 2019. O café da manhã já proporcionou a integração entre os componentes, e se seguiu no aquecimento coletivo e depois entre os passos pelo percurso aproximado de cinco quilômetros, envolvendo trechos de estrada, trilhas, mato, pontes e até gangorra.

Para o titular da Setcel, Joel Mallmann, a retomada do projeto já com grande participação mostra que o mesmo era muito aguardado, tem seu público fiel e que este só tende a crescer. “Houve mais uma vez uma combinação da prática física junto às paisagens muito bonitas do interior do nosso município. Não podemos deixar de agradecer as pessoas que sempre colaboram para o sucesso destas iniciativas, como neste caso estão aqueles que cederam espaços de suas propriedades particulares”, compartilha.

Uma avaliação coletiva dos meios envolvidos na Caminhada será realizada nos próximos dias, quando serão definidos detalhes da futura edição. Como está dependerá das condições climáticas, deverá ficar para depois do inverno. O local, contudo, já foi preestabelecido: a comunidade de Novo Paraíso.

- publicidade -