Dia D contra influenza e sarampo acontece hoje em municípios do Vale do Taquari

Em alguns municípios também serão disponibilizadas vacinas contra a covid-19 e imunizantes de rotina

485
Por ocorrer no final de semana, o Dia D facilita o acesso à vacina de pessoas que não conseguem se deslocar até as unidades durante a semana / Crédito: AI / Divulgação

Acontece hoje (30/4), em todo o território nacional, o Dia D de vacinação contra a influenza e o sarampo. No Vale do Taquari, municípios organizam a disponibilidade de vacinas. Em alguns, será possível receber proteção também contra a Covid-19 e imunizantes de rotina.

Para ter acesso aos imunizantes, é necessário apresentar cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência.

Poderão receber a dose contra a influenza crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, idosos e profissionais da saúde. Já a vacina contra o sarampo estará disponível para crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos e para profissionais da saúde com esquema vacinal incompleto.

Teutônia
A vacinação ocorre em todas as Unidades de Saúde, das 8h às 16h. Também é possível receber o imunizante contra a Covid-19. Não serão aplicadas vacinas de rotina.

Confira mais detalhes:Influenza (Gripe): profissionais da saúde, idosos (60 anos ou mais) e crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses 29 dias);
Sarampo (Tríplice Viral): profissionais da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses 29 dias);
Covid-19: pessoas de 12 anos ou mais para a aplicação da primeira e segunda dose. Para as pessoas com 18 anos ou mais terá a aplicação da segunda e dose de reforço (quatro meses após a segunda dose). A vacinação para crianças de cinco a 11 anos ocorre somente na Farmácia do Estado, ao lado do Centro Avançado de Saúde (CAS). A quarta dose será aplicada para idosos com 80 anos ou mais e imunodeprimidos.

Estrela e Lajeado
Em Estrela ação acontece na Unidade Básica de Saúde Central – Posto Central, das 8h às 17h; sem fechar ao meio-dia. Em Lajeado, o Dia D ocorre nos Postos dos Bairros Centro e São Cristóvão, das 8h às 14h.

Outros municípios
Em Westfália, o serviço fica disponível das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. A ação acontece na Unidade Básica de Saúde. É obrigatória a apresentação da Caderneta de Vacinação. Como atrativo para o público infantil, haverá brinquedos infláveis à disposição.

Em Colinas, a Unidade Básica de Saúde atende das 8h às 12h e das 13h às 16h. Além da área central, o interior será assistido. A vacinação nas comunidades segue o seguinte cronograma: Linha Santo Antônio – Salão Comunitário – 8h30min/9h45min; Linha Roncador – Floricultura Léo – 8h30min/9h45min; Linha Leopoldina – Salão Comunitário – 10h/11h30min; Linha 31 de outubro – Salão Comunitário – 13h30min/15h; Linha Ano Bom Alto – Salão Comunitário – 13h/14h30; Linha Ano Bom Baixo – Salão Comunitário – 14h45/16h.

Em Imigrante, o serviço está disponível no Centro de Saúde, das 7h30min às 12h30min e das 13h às 15h. Também podem ser realizadas vacinas contra a covid-19 e vacinas de rotina.

Em Paverama, a ação ocorre no Posto de Saúde do Centro e na Creche do Bairro Fazenda São José. O atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Em Fazenda Vilanova, o atendimento acontece na Unidade de Saúde, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

- publicidade -