Série resgata histórias de vida de teutonienses

Projeto “Estamos Juntos – Nossa Gente – 40 anos de Teutônia” apresenta produção audiovisual e revista com a história de dez pessoas e suas relações com a cidade

643
A coordenação geral e direção são de Marcelo Brentano. A pesquisa e coordenação do jornalista Lucas Leandro Brune, com apoio e assessoria da TBT Produções / Crédito: Reprodução Youtube

Na manhã desta terça-feira (3/5) foi realizada a Live de apresentação do projeto “Estamos Juntos – Nossa Gente – 40 anos de Teutônia”. A produção audiovisual é uma série documental com dez episódios de 25 minutos cada. As entrevistas com os personagens serão disponibilizadas no canal do projeto no YouTube, de 4 a 13 de maio. A construção iniciou em novembro de 2020. “Pensamos em deixar algo registrado na história de Teutônia, como fonte de pesquisa”, revela o coordenador e diretor, Marcelo Brentano.

A série mostrará as histórias de dez pessoas, com a vida atrelada à comunidade teutoniense no período de emancipação e também nestas quatro décadas de caminhada do município. Irão compartilhar vivências e conhecimentos. “Ouvimos as pessoas. Saímos um pouco das empresas e cooperativas e valorizamos a história deles como legado para o crescimento de Teutônia. Temos que deixar para as futuras gerações um pouco da história de outra maneira, não só nos livros”, complementa.

Após os trâmites legais, as entrevistas foram realizadas entre setembro e novembro de 2021. “Alguns preferiram no ambiente de trabalho. Outros em seu local de reconexão com a natureza. Teve quem preferiu estar no seu campo de jogo ou de atividade de lazer. São possibilidades infinitas de informações buscadas para trazer esse lado humano, fora da figura dos cargos, e o quanto deu de contribuição e viu o desenvolvimento de Teutônia”, acrescenta o jornalista e pesquisador Lucas Leandro Brune.

“As pessoas ouvirão frases fortes, depoimentos emocionantes, relatos inéditos, histórias divertidas e marcantes de Teutônia. O público vai ter um novo olhar sobre Teutônia a partir do olhar destas dez pessoas. É o grande resumo dessas dez entrevistas magníficas para extrair ao máximo o que tinham sobre Teutônia”, completa Brune.

As temáticas destacam canto coral, música, agricultura, esporte, educação, empreendedorismo, comunicação, cooperativismo e belas paisagens. Os episódios serão veiculados através de mídias digitais e terão registro também na revista, que fica como arquivo histórico de pesquisa.

O projeto “Estamos Juntos – Nossa Gente – 40 anos de Teutônia é uma produção audiovisual, uma série documental com dez episódios de 25 minutos cada. Foi aprovado e executado com recursos do ICMS, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O patrocínio foi de Amigo Internet. A coordenação geral e direção são de Marcelo Brentano. A pesquisa e coordenação do jornalista Lucas Leandro Brune, com apoio e assessoria da TBT Produções.

Marcelo Brentano / Crédito: Luciana Brune
- publicidade -