Lajeado retoma Programa Alimenta Brasil na próxima semana

556
As entidades socioassistenciais do município passam a receber os produtos semanalmente e a ofertar no seu cardápio uma maior diversidade de alimentos frescos e de qualidade / Crédito: Divulgação

A partir da próxima semana a Prefeitura de Lajeado, com apoio da Emater/RS-Ascar, irá retomar a aquisição e distribuição de alimentos do Programa Alimenta Brasil (PAB). O programa é uma política pública que promove o acesso à alimentação de qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade e estimula a produção de alimentos, fortalecendo a agricultura familiar.

O PAB utiliza-se da aquisição direta de produtos de agricultores familiares como forma de valorizar a produção local e regional. Em Lajeado, o programa é uma das estratégias para enfrentar a insegurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade.

Após a implantação desta política pública, as entidades socioassistenciais do município passam a receber os produtos semanalmente e a ofertar no seu cardápio uma maior diversidade de alimentos frescos e de qualidade.

Já os kits de alimentos, que são entregues aos beneficiários do Programa Bolsa Família, permitem o consumo de alimentos diferenciados, por terem um valor de venda alto no mercado.

Em 2021, pelo programa, foram investidos R$ 277.330,89 na aquisição de 27.142,58 quilos de gêneros alimentícios provenientes de 63 agricultores familiares cadastrados, dos quais 16 são do município de Lajeado e os demais são de outros 11 municípios da região.

No total, 11 entidades socioassistenciais do município foram beneficiadas, as quais atendem mais de 2 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. Também foram entregues kits de gêneros alimentícios a 740 famílias do Programa Bolsa Família que receberam 14.248,40 quilos de alimentos, contendo diversidade de hortaliças, frutas e produtos industrializados oriundos de agroindústrias familiares.

Sequência no programa
Dando sequência à proposta aprovada em 2021, serão investidos, até agosto deste ano, mais R$ 105.669,11. O recebimento e a distribuição dos alimentos do programa serão realizados no Pavilhão 3 do Parque do Imigrante, sendo que a primeira entrega será na próxima segunda-feira (9/5).

A Prefeitura de Lajeado e a Emater/RS-Ascar vão encaminhar um ofício para solicitar aprovação de nova proposta do PAB para dar continuidade ao programa que vem sendo executado no município desde 2014.

- publicidade -