Projeto Flores Para Todos ocorreu nesta sexta-feira em Teutônia

656
Crédito: Divulgação

O projeto Flores Para Todos tem como um dos objetivos apresentar a produção programada de flores de corte como uma alternativa para a agricultura da região. O encontro realizado nesta sexta-feira (6/5), no Colégio Teutônia, proporcionou aos participantes conhecer a unidade de cultivo de gladíolos e de girassóis. Foram repassados detalhes sobre o plantio, a colheita, o pós-colheita e a comercialização das hastes, bem como as tecnologias disponíveis para o cultivo e o potencial de retorno econômico da atividade na agricultura familiar. 

O projeto está na em sua nona fase no Estado, com mais de 150 famílias beneficiadas. O extensionista da Emater/RS-Ascar Lauro Bernardi destaca a importância de o público socializar entre si, compartilhando conhecimento gerado na pesquisa, com vistas a recuperar uma cultura de alto potencial, inclusive de forma associada com outras atividades e com reduzido investimento.

Bernardi destaca que o objetivo é trabalhar a oferta de flores para o Dia das Mãe, que acontecerá no domingo (9/5), mas também para outros eventos, como festas, casamentos e demais datas.

Nas duas estações apresentadas, a pesquisadora Regina Tomiozzo e a professora Lilian Osmari Uhlmann, que integram o Projeto Flores Para Todos detalharam os passos para a produção de girassois e gladíolos em diferentes épocas do ano, sendo estas espécies bem adaptadas e aptas para uso em pequenos locais.

Em cada manifestação pontuaram temas como adubação, transplante de mudas, manejo de pragas e doenças, desbaste, tutoramento, irrigação e armazenagem, entre outros. 

Produtora de Lajeado, a agricultora Rosane Sprandel cultiva morangos em substrato na propriedade que mantém no Bairro Moinhos D’Água. Com a mente aberta, veio conferir a atividade, acompanhada da extensionista da Emater/RS-Ascar Andréia Binz Tonin. “Fora uma ou outra flor que nasce espontaneamente no mato, eu ainda não tenho nada que seja para comercialização”, admitiu Rosane. “Mas quem sabe?”, sorriu, sem descartar a possibilidade de diversificação. 

Em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, o programa possibilita ainda o encurtamento de cadeias de outras variedades de flores de corte, como a dália, a statice e o vetiver. “Nesse sentido nos cabe trabalhar estratégias que possam desenvolver e difundir a atividade”, reforçou o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar Carlos Lagemann. O evento contou ainda com a presença da coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Teutônia, Cristiana Terra.

- publicidade -