Prazo para cadastro no Feaper se encerra nesta sexta em Estrela

Programa do Governo do Estado de fomento à agricultura e pecuária familiar aceita inscrições para acesso a crédito por parte de agricultores e produtores locais

600
Prazo para cadastro se encerra ao fim da semana / Crédito: Governo de Estrela / Divulgação

A Secretaria Municipal de Agricultura de Estrela (Smag), Escritório Municipal da Emater e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) seguem com as inscrições abertas para o cadastro e a seleção de beneficiários a recurso do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).

Fruto do Programa Avançar na Agricultura e no Desenvolvimento Rural, o Feaper está com as inscrições abertas até sexta-feira (13/5). Elas devem ser realizadas na sede da Smag (Rua 13 de Maio, nº 76, Centro). Em Estrela, o mesmo tem como foco apenas a agricultura e a pecuária familiar.

O programa do Estado operacionaliza financiamentos das políticas públicas de fomento à agricultura familiar, confere bônus de adimplência, disponibiliza recursos para Bolsa Juventude Rural, que fortalecem cooperativas, associações, pequenos estabelecimentos rurais, agricultores familiares, assentamentos da reforma agrária, comunidades indígenas, de pescadores e quilombos, com vista ao desenvolvimento rural.

O secretário da Agricultura de Estrela, Douglas Sulzbach comenta que, no presente momento, Estrela estará voltada apenas ao fomento da agricultura familiar, conforme critérios técnicos do Estado. Ele explica que isso não minimiza a importância do Feaper no município, pois ele pode ser uma ampla ajuda para o crescimento daquele agricultor que precisa de um recurso extra, que não dispõe no momento, para ampliar a sua produção ou diversificar a sua gama de atividades.

Os agricultores interessados em se candidatar necessitam verificar previamente junto a Smag ou Emater seu enquadramento, nos requisitos constantes no Manual Feaper 2022, também pode ser conferido no site e se possuem a documentação mínima exigida, para fazer a inscrição.

Caberá ao Conselho Municipal de Agricultura aprovar os que manifestaram interesse e se enquadraram nos requisitos, além de selecionar os beneficiários, limitado ao valor disponibilizado para o município.

Os agricultores ou suas organizações que forem selecionados para o crédito poderão contratar financiamento por meio do Feaper (e cujo acesso se dá de forma direta entre o agricultor e o fundo estadual) para aquisição de máquinas, equipamentos, insumos, construções e ampliações para apoio e desenvolvimento das atividades agropecuárias vinculadas a agricultores e pecuaristas familiares. Para mais informações, procurar o escritório municipal da Emater (99892-0889) ou a Smag.

- publicidade -