Prefeitura lança projeto “Lajeado Sustentável” na Semana do Meio Ambiente

616
Crédito: Laura Mallmann / Divulgação

Nesta sexta-feira (3/6), a Prefeitura de Lajeado lançou o projeto de sustentabilidade “Lajeado Sustentável” na abertura das atividades da Semana do Meio Ambiente. Trata-se um conjunto de ações e programas com o objetivo de promover o desenvolvimento ambiental e econômico, melhorando a qualidade de vida da comunidade.

O evento foi realizado no Jardim Botânico de Lajeado para convidados e imprensa e dispôs a apresentação de resultados de uma pesquisa sobre sustentabilidade.

Para o domingo, a programação da Semana contará com a Rústica, no Parque do Engenho, mas o evento Sustentar foi adiado para o dia (12/6), por conta da previsão do mau tempo.

A pesquisa sobre sustentabilidade foi realizada em fevereiro deste ano e contou com 220 participantes. Temas como limpeza urbana, gestão de resíduos, acessibilidade, mobilidade urbana, ciclovias, parques e praças, foram abordados.

A partir dos dados levantados pela pesquisa, o município elaborou projetos e organizou programas para atender às demandas da comunidade.

Resultados
Coleta de lixo
47,3% dos participantes indicam que lixeira pública é a melhor solução
42,7% prefere lixeira individual

Mobilidade
75,9% utilizam de carro próprio para se deslocar ao trabalho
porém 60,2% trabalham a até 5 km de distância da sua residência
Outro dado sobre mobilidade é que 58,9% dos participantes dizem que vão utilizar ciclovias seguras e sinalizadas para passear e fazer exercícios e apenas 21,5% para utilizar para trabalho ou estudo. 

Após a coleta de dados, o próximo passo foi organizar os projetos e criar novos programas para contemplar as necessidades verificadas. Segundo o prefeito, Marcelo Caumo, o projeto Lajeado Sustentável conta com programas como o plantio e monitoramento de árvores, ciclovias e compartilhamento de bicicletas, iluminação pública inteligente, projetos para preservação de rios, arroios e nascentes e tratamento de esgoto.

Caumo destaca que uma pesquisa realizada mostrou prioridades de investimentos da população. “São diversas iniciativas para que possamos ter uma cidade mais sustentável a longo prazo. Temos, por exemplo, uma grande área de terras que será destinada a uma reserva ambiental em Conventos e, por outro lado, temos também um projeto para o lazer da comunidade, que é um parque linear que vai ligar, por meio de ciclovia, a Praça do Chafariz, beira do Rio Taquari, Parque Ney Santos Arruda e Parque do Engenho”, aponta.

Ele completa, ainda, mencionando os projetos de remodelação da rua Júlio de Castilhos, com o objetivo de qualificar o espaço importante para o lajeadense.

Projetos no Eixo Econômico
Eficiência energética e iluminação pública inteligente
Diagnóstico energético, elaboração de projeto, execução, fiscalização e acompanhamento dos resultados.
Edital para Iluminação Pública Inteligente e eficiência energética de prédios públicos.
PMI em andamento.

Mobilidade Urbana
Priorização de espaços viários para pedestres, bikes e transporte público, concessão de uso para compartilhamento de bikes, estímulo ao compartilhamento de meios de transporte – ônibus, bicicletas, carros.

Ciclofaixas, ciclovias e revitalização de calçadas 
Construção de novas ciclofaixas na cidade para uso funcional e lazer, revitalização das ciclovias existentes e revitalização das calçadas centrais (Júlio de Castilhos, Orla do rio, Parque dos Dick, Pedro Theobaldo Breitenbach/Conventos).

Projetos no Eixo Ambiental
Conscientização
Programas Guardiões Mirins, Boletim Informativo “Ecoando”, Projeto de recuperação Nossos Rios.

Resíduos
Instalação de contêineres para coleta voluntária de resíduos recicláveis, cadastro dos trabalhadores da Coleta Seletiva, composteiras nas escolas; projeto Prefeitura Separa; contratação de triturador de lixo verde.

Projeto em andamento
O projeto de cadastramento de trabalhadores da coleta seletiva formou a primeira turma em março. O coletor de materiais recicláveis Paulo Marcos da Silva, participou da formação dos recicladores individuais do município.

Durante o projeto, foram abordados assuntos como empreendedorismo, licenciamento ambiental, saúde e trânsito. Silva considera o projeto muito importante para o trabalho dos recicladores do município.

O reciclador relata que foram ganhas placas com identificação e jalecos que ajudam na sinalização do trabalho realizado. “A placa também facilitou o contato de empresas que entram em contato com a gente para retirada do material. Essa formação auxiliou muito o nosso serviço”, afirma.

Programação da Semana do Meio Ambiente
Domingo (5/6) – 8h
Parque do Engenho
1ª Rústica do Meio Ambiente

Terça-feira (7/6)
Aterro Sanitário Municipal
Visita guiada ao aterro + Apresentação do Projeto Separa (ação destinada aos servidores públicos).

Quarta-feira (8/6)
Lançamento da cartilha de arborização urbana e palestra.

Quinta-feira (9/6)
Plantio de 100 mudas pelo programa Lajeado Mais Verde.

Sexta-feira (10/6)
Centro
Ação Rio da Minha Rua com o projeto Rios Urbanos “Meu Encantado”.

Domingo (12/6) – 14h
Parque Ney Santos Arruda – 5º Evento Sustentar
Apresentações culturais, exposição, feira de adoção de cães e outras atrações. (Evento ocorreria no dia 5/6 e foi adiado em razão do clima)

Para mais informações sobre os eventos, os interessados devem contatar o Centro de Educação Ambiental pelo telefone (51) 3982-1099.

- publicidade -