Mais de 200 instrumentistas são aguardados para o Festival de Música de Teutônia

666
Última edição do Festival de Música de Teutônia ocorreu em 2019 / Crédito da foto: Leandro Augusto Hamester / Divulgação

De 17 a 22 de julho, Teutônia será palco de vibrantes momentos, embalados pelas notas e acordes de estudantes e professores na 5ª edição do Festival de Música de Teutônia.

Irrompendo todo período de silêncio, dos tempos áridos da pandemia, a música tomará conta da cidade. O evento, realizado pelo Colégio Teutônia, com apoio da Prefeitura de Teutônia e o patrocínio de Sicredi Ouro Branco, Certel, American Nutrients, Grupo Popular e Protepac, teve sua última edição em 2019.

A expectativa é de reunir mais de 200 instrumentistas, de diferentes municípios, com programação voltada ao aperfeiçoamento da música por meio de cursos de diversos instrumentos.

O evento tem por objetivo propiciar o contato dos participantes com o trabalho técnico-musical de renomados profissionais da música, vindos de várias cidades do país; oportunizar a vivência da música por meio de cursos de cordas, sopro, canto, percussão e musicalização; e promover o intercâmbio e a troca de experiências entre os músicos participantes, além de contribuir para o crescimento cultural da comunidade.

“Teutônia é uma cidade identificada com a música, e o anfitrião Colégio Teutônia mantém projeto musical há quase três décadas. A música faz parte da formação integral do ser humano. A proposta do Festival é difundir e valorizar a música em geral, erudita e popular, oferecendo aos estudantes e ao público a oportunidade de conhecer mais sobre os instrumentos e crescer na sua área musical, é um projeto coletivo, organizado à muitas mãos, com a finalidade de promover nossas comunidades pelo espectro educativo cultural”, destaca o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert.

Cursos, palestras, oficinas e apresentações

A direção artística do Festival de Música de Teutônia 2022 está a cargo do renomado instrumentista Pedrinho Figueiredo. O repertório será definido em conjunto com o maestro do Festival, Tita Sartor.

A estrutura do evento terá duas frentes: pedagógica e artística, que se entrelaçam, gerando novos valores e visões para a criação, vivência, performance e a educação musical. “Essas estruturas procuram privilegiar todos os estilos musicais, mantendo sempre um bom nível de performance dos músicos participantes”, destaca o professor de música do Colégio Teutônia, Harry Baukat.

A programação pedagógica, com cursos ministrados por professores reconhecidos nacionalmente, propõe alternativas e novos direcionamentos para o fazer musical e para a educação musical, configurando-se num terreno de congraçamento estético e de diversidade cultural presentes nos dias atuais. Nesta edição, serão 20 professores ministrando 17 cursos de instrumento, palestras e oficinas.

A programação artística também será intensa. Com atrações em todas as noites, os estudantes terão a oportunidade de prestigiar espetáculos e, com isso, crescer musicalmente. Entre as atrações já confirmadas estão a abertura do Festival com o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia na noite de domingo (17/7); Recital de Estudantes nos dias 20 e 21; e o concerto de encerramento com a Orquestra do Festival, no dia 22.

Entre os professores já confirmados estão Manoela Lampert, Karin Kupas e Felipe Karam no violino; Rodrigo Alquati no violoncelo; Tita Sartor na flauta transversal; Alexandre Ribeiro no clarinete; Amauri Iablonovski no saxofone alto; Marcelo Martins no saxofone tenor; Matias Nieva e Flávio Gabriel e trompete; José Milton Vieira no trombone; Israel Oliveira na trompa; Bruno Brandalise na tuba; Nelson Faria na guitarra; Guto Wirtti no baixo elétrico; Márcio Bahia na bateria; Beto Côrrea no piano/teclado; Matheus Kleber no acordeon; Federico Trindade no canto coral; e Daniel Wolff no arranjo.

A programação oficial será anunciada na manhã desta sexta-feira (10/6), oportunidade em que ocorre o lançamento oficial do Festival.

“O sentimento é de muita alegria. O Festival está sendo muito aguardado pelos estudantes de música da região. Iria acontecer em 2021, mas em função da pandemia foi adiado. Esse ano voltamos com um lindo evento, professores de todo o país e uma programação fantástica”, frisa o maestro do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, Lucas Grave.

As edições anteriores ocorreram em 2014, 2015, 2017 e 2019.

Envolvimento da comunidade

A exemplo de edições anteriores, o Colégio Teutônia está mobilizando a comunidade local para hospedagem dos instrumentistas. “A participação e envolvimento das famílias é um dos diferenciais do povo teutoniense, caracterizado pela acolhida. Nas edições anteriores essa participação sempre foi muito importante, e gostaríamos de contar com o apoio de todos novamente neste ano. Precisamos apenas de uma cama para dormir, um chuveiro para banho e um sanduíche para café da manhã. Refeições acontecerão no Festival”, conclui Rückert.

Inscrições

As inscrições para os cursos de violino, violoncelo, flauta transversal, clarinete, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, trompa, trombone, tuba, piano, guitarra, baixo elétrico, bateria, canto coral e arranjo estão abertas. As aulas do Festival acontecem de 18 a 22 de julho.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas junto à recepção do CT, fone (51) 3762-4040, ou com a comissão organizadora pelo e-mail [email protected]. Grupos, orquestras e corais também estão convidados a participar. Outros detalhes podem ser conferidos no site oficial do evento – www.festivaldemusicadeteutonia.com.br.

- publicidade -