Como identificar as oportunidades para conquistar o público acima dos 60 anos

252
Martin Henkel apresentou quadro de oportunidades para vender a este público // Crédito: Luciana Brune

Buscando dimensionar e mostrar o potencial dos consumidores de faixas etárias mais avançadas, o especialista em consumidor sênior Martin Henkel explanou sobre “Mercado 60+: o crescimento do público prateado”. Foi a segunda palestra da 20ª Convenção CDL Lajeado, que ocorre nesta quinta-feira (23/6) no Clube Tiro e Caça (CTC) em Lajeado.

Ele começou apresentando a representatividade deste público em nível nacional (são 36 milhões de pessoas), estadual e em alguns municípios do Vale do Taquari. São 17% dos moradores do Vale com mais de 60 anos, com renda média de R$ 2,6 mil mensais. Estima-se que em 2021 girou R$ 914 milhões na economia da microrregião de Lajeado.

Henkel apresentou experiências vividas por esta faixa etária ao longo de sua adolescência, as transformações tecnológicas no mundo e as adaptações do público às inovações.

Quanto ao poder de compra do público 60+, citou o dia das mães com 26% superior em comparação ao ticket geral, no dia dos namorados gastou 65% mais, no dia das crianças foi de 18% e no Natal 20% superior. “Quando o grisalho for na sua loja, não tenha preconceito, se prepare. Ele pergunta e explora. Eles querem se relacionar, não só comprar e ir embora”, sugere.

A mente depois dos 60 anos, a pergunta básica é Por Que. “Fazem cálculos matemáticos e mentais antes de decidir. Ele tem controle mental. Sabe muito e está bem informado”, alerta. Ainda informou a presença deste público com perfil ativo no Facebook e tem outros meios. “Quanta oportunidade”, disse.

Importante é treinar a equipe de colaboradores para atender estar ciente das transformações e da fase de vida desse público. Trouxe dicas para pontos de atenção durante a pré-compra, a compra e o pós-compra. “Nenhuma oportunidade de resolver dúvidas deve ser perdida”, aponta.

Trouxe dicas de exposição de produtos em loja como altura nas prateleiras e cadeiras para o cliente sentar. “Procuramos clientes e por vezes damos às costas a este público. E lembrem-se que dia 26 de julho é dia dos avós. Já preparam algo para esta data?”, concluiu.

- publicidade -