Atendimentos de saúde em Estrela registram alta em um ano

Secretário detalhou números da pasta no plenário da Câmara

395
A procura pelo serviço de pronto atendimento, por exemplo, mais que dobrou em 12 meses / Crédito: Joilson Marcelo Pereira / Divulgação

O Secretário da Saúde, Celso Kaplan, apresentou números de sua pasta na sessão da Câmara de Vereadores do dia 20 de junho. Os dados são referentes aos registros do setor de maio de 2021 a maio de 2022. Entre os destaques, o crescimento de 27,6% em serviços básicos de saúde e o aumento de 76,1% em atendimentos de emergência.

A procura pelo serviço de pronto atendimento mais que dobrou em 12 meses. Em maio deste ano foram 7.003 atendimentos, contra 3.122 no mesmo período de 2021. Para Kaplan, os números reforçam a necessidade de disponibilizar um atendimento 24 horas por dia.

Conforme o secretário, alguns setores já foram reorganizados em função do crescimento de demanda. Ele citou a reformulação de horários, a ampliação de agendas médicas e de atendimentos em Unidade Móvel e incrementos de emendas parlamentares. “São avanços necessários para os serviços funcionarem de acordo com nossas diretrizes e metas”, afirmou.

O gestor ressaltou, ainda, a importância dos recursos obtidos via emendas parlamentares para a qualificação das ofertas relacionadas à saúde e a resolução de problemas. “O prefeito e os vereadores são fundamentais para conseguirmos tantas emendas. Conseguimos avançar com cirurgias e exames eletivos. Eram filas de quase sete anos. Tivemos avanços, também, no hospital e equipe médica. Foram quase R$ 150 mil reais em cirurgias eletivas”, detalhou.

Em relação ao elevado número de atendimentos no Hospital Estrela, enfatizou a necessidade de conscientizar a comunidade. “Nós temos que ensinar algumas coisas. Ainda existe a cultura de que no hospital é o lugar para resolver tudo”, argumentou.

Para essa conscientização coletiva, entende como obrigatória a alteração na estratégia de atendimento inicial dos pacientes. Munícipes que se enquadrarem na classificação azul e verde serão encaminhados para os postos de saúde.

Na oportunidade, Kaplan defendeu, também, a maior integração entre serviços. De acordo com o secretário, é o caminho para Estrela ser referência em saúde. “Temos apoio do Avançar Saúde, de secretarias, poder Executivo e Legislativo. A comunidade sabe da nossa luta em buscar recursos, principalmente para o hospital. Principalmente, porque o hospital é de Estrela. Ele foi feito pela nossa comunidade e sabemos do empenho que pessoas antigas tiveram para manter esse hospital”, pontuou.

- publicidade -