Estudante do Colégio Teutônia embarca para Alemanha

909
Ana Luiza (e) e a professora Angelita embarcam para o “velho continente” para cursos de Língua Alemã / Crédito: Divulgação

A estudante do 1º ano do Colégio Teutônia, Ana Luísa Schwambach (15), de Teutônia, embarca hoje (2/6), para a Alemanha para o período de três semanas de curso de Língua Alemã. “Este curso e esta viagem agregarão muito, tanto na minha vida pessoal quanto profissional. As experiências que terei lá irão me acompanhar pela vida toda e serão um diferencial diante de novas oportunidades”, avalia.

Ela foi contemplada com a bolsa JUKU (Jugendkurs, direcionado para jovens que buscam aprender o Alemão), da Iniciativa PASCH no Brasil e Goethe Institut, uma parceria do governo alemão com educandários pelo mundo que incentiva esse aprendizado da Língua Alemã e que envolve estudantes e professores. O Colégio Teutônia integra esta iniciativa de Escolas Parceiras no Rio Grande do Sul.

Ana Luísa ficará na cidade de Dresden, capital do Estado da Saxônia, no leste da Alemanha, até o dia 24 de julho. “Estou muito feliz, mas também ansiosa e nervosa de estar sozinha longe de casa e sem meus pais. Ao mesmo tempo tenho grandes expectativas, pois falam muito bem desse curso”, afirma.

Os pais, Leonardo e Karin Hepp Schwambach, se enchem de orgulho ao verem a oportunidade da filha. “Eles estão muito orgulhosos pela minha conquista, mas também nervosos em me deixar ir para outro continente sem a presença deles”, ri, de nervosa, a jovem.

Ela deixa uma dica para os estudantes do Colégio Teutônia: “Não deixem passar uma oportunidade dessas, ela deve ser agarrada. Apesar de serem muitos formulários, textos e e-mails, no fim vale a pena”, comenta.

Bolsas de estudo na Alemanha
Ana Luísa viaja com um grupo de outros 40 estudantes de escolas da Rede PASCH no Brasil. Ela se candidatou à bolsa pelo bom rendimento no aprendizado da Língua Alemã e demais disciplinas no CT, além da motivação e disposição em aprender mais sobre a Língua e a cultura. “O interesse dos estudantes nesta e outras oportunidades que a Iniciativa PASCH e o Goethe Institut nos oferecem é considerável, uma vez que eles e as famílias percebem quantas vantagens advêm dessas experiências, como o aprimoramento linguístico, conhecimento de mundo e desenvolvimento pessoal. Se olharmos para o futuro desses jovens, logo ali, na universidade, já vemos inúmeras novas possibilidades relacionadas ao Alemão, como vagas de emprego em empresas de ponta, em cursos de aperfeiçoamento e formação acadêmica na Alemanha, geralmente com bolsas”, destaca a professora de Língua Alemã do CT, Angelita Lohmann. Ela também estará neste período em Berlim para curso de formação para professores.

- publicidade -