6ª Cãominhada de Estrela arrecadou mais de 800 quilos de ração

Foram mais de 150 participantes que contribuíram para ação que arrecadou alimentos para a Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa)

444
Crédito: Frederico Sehn / Governo de Estrela / Divulgação

A 6ª Cãominhada foi uma promoção do Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel) e ocorreu no domingo (10/7) paralela a programação do 3º FestiRock. Foram mais de 150 cães de diferentes tons e alturas que juntos com seus donos passearam pelas ruas centrais do município na ação que arrecadou mais de 800 quilos de ração.

As doações foram encaminhadas à Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa).

A concentração na Rua Arnaldo J. Diel, mais conhecida como Rua da Polar, junto à Escadaria de Estrela, iniciou antes das 9h. Logo os artistas começaram a chegar para a tradicional ambientação.

Entre os cães estava Jessie, de Lajeado. A “São Bernardo” de apenas dois anos e 60 quilos chamava a atenção por seu tamanho. Isso que estava cerca de dez quilos mais magra após passar por uma dieta.

Já teve quem não se contentou em vir com apenas um de seus cachorros. Luisa Giovanella trouxe para o passeio quatro dos cinco “Dogues Alemães” que residem em uma fazenda em Estrela. O tamanho e os olhares deles chamavam a atenção das pessoas, principalmente as crianças, um pouco assustadas. “É nossa primeira vez no passeio. Eles são um pouco inquietos, mas é porque estão e têm muito mais medo da gente do que nós temos deles”, afirmou ela.

Apesar do tamanho, Athos, um “Pastor Maresma” de apenas oito meses, pesava bem menos do que muitos calculavam. “São apenas 38 quilos. É muito pelo mesmo”, destacou Vitória Kich.

Por onde passavam, os cães chamavam a atenção. No meio do caminho, uma parada para descanso e reidratação dos animais. Não foram poucos os que correram para tomar água nas tigelas fornecidas por um dos apoiadores. Depois, não faltou cãozinho mais preguiçoso que quis completar o percurso no colo dos seus donos.

O prefeito Elmar Schneider ao lado da primeira dama Vera Lúcia Marquetto levou mais uma vez a “Bela” – que foi adotada – para participar do passeio, disse ser o evento outro já de tradição do município. “É mais uma identidade, uma ligação que criamos com nossa população e visitantes e que tem, por trás de uma ação divertida, uma causa muito importante”, comenta.      

A promoção teve apoio de diversas empresas de Estrela, entre elas agroindústrias, que forneceram serviços. Brindes dos mesmos foram distribuídos e outros sorteados entre os participantes, como também aos que participaram do concurso Meu Dog é 10. P

Para a vereadora Tiane Cagliari, que tem na causa animal uma de suas bandeiras, o evento cumpriu mais uma vez com suas metas. “Foi um sucesso, e muito divertido Como na Aepa usamos uma tonelada mês de ração, dá quase para 30 dias de nossa demanda. Pode parecer pouco, mas já é uma ajuda incrível que esse evento sempre nos proporciona. Devemos agradecer aos apoiadores envolvidos, que ajudaram a dar mais suporte ao evento. Tudo estava muito bonito e acredito que quem participou gostou muito mais uma vez”, diz ela.

No local cães também esperavam ansiosos por novos donos, já que podiam ser adotados. Um teve sorte e não voltou para a Aepa, onde mais de 120 cães residem, e sim no colo e para o lar de Itamara da Silva, de Estrela. São outros 80 no Canil Municipal.

- publicidade -