Feira Orgânica do São Cristóvão inaugura nesta quinta-feira

- Publicidade -spot_imgspot_img

A Prefeitura de Lajeado, em parceria com Emater/RS-Ascar e a Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT), inaugura nesta quinta-feira (21/7), a Feira Orgânica do São Cristóvão, a partir das 14h30. A feira fica na rua Piauí, número 275, mesmo local da antiga feira do bairro, e funcionará sempre nas quintas-feiras das 14h30 às 17h30.

Participam da feira os grupos Orgânicos do Vale, Defensores da Natureza e Agricultores Ecologistas da Forqueta; sendo seis famílias de feirantes de Lajeado, Cruzeiro do Sul, Forquetinha e Arroio do Meio.

A extensionista da Emater/RS-Ascar, Andréia Binz Tonin, destaca que, no local, serão comercializadas principalmente verduras, legumes e frutas da época, além de produtos de agroindústrias familiares como aipim descascado, schmiers, mix de vegetais etc.. “Todos os alimentos são de cultivo nas propriedades, que integram os grupos de organismos de Controle Social (OCS) e Participativos de Avaliação de Conformidade (Opacs), estando certificados ou com declaração de concordância com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”, destaca.

Andréia explica que os produtores agroecologistas não utilizam produtos químicos, agrotóxicos, drogas veterinárias ou outros aditivos em nenhuma etapa da produção. “Por esse sistema, o cultivo utiliza os fundamentos da agroecologia, onde se prima pela valorização da saúde das pessoas, pela preservação da natureza e pela sustentabilidade”, explica.

Em novo local

A feira no São Cristóvão substituirá a atividade que era realizada na Univates, sendo esta uma oportunidade para ampliar a visibilidade e o acesso mais facilitado aos produtos da agricultura familiar pelos consumidores.

A feira amplia a oferta de alimentos orgânicos no município. Em Lajeado, a feira já ocorre todas as segundas-feiras à tarde, às 15h, na Praça João Zart Sobrinho (Praça do Papai Noel), no bairro Americano.

- Publicidade -

MAIS

- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui