16ª Feira do Livro de Lajeado tem sua programação divulgada

421
Crédito: Divulgação

Com o tema “Janelas Literárias”, em alusão ao centenário de nascimento do autor português José Saramago, a Prefeitura de Lajeado e Sesc Lajeado lançaram a programação oficial da 16ª Feira do Livro do município nessa segunda-feira (25/7).

A cerimônia de lançamento foi realizada no auditório Sesc Lajeado e contou com a presença da Vice-Prefeita Gláucia Schumacher, do secretário da Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel, da gerente do SESC Lajeado, Betina Durayski, do presidente da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) e presidente da Câmara de Vereadores, Deoli Gräff, da patrona do evento, a escritora e professora Ivete Kist, e do homenageado, o historiador e escritor Waldemar L. Richter. Durante o lançamento, houve uma experiência sensorial com uso de vendas nos olhos e reprodução de um conto de José Saramago.

Para a gerente do Sesc Lajeado, Betina Durayski, a realização de feiras do livro tem como objetivo principal incentivar e despertar a formação de novos leitores. “É uma grande mobilização de pessoas e instituições interessadas no desenvolvimento cultural do município e, aqui em Lajeado, para nossa alegria, isso acontece há mais de 15 anos. É gratificante acompanhar essas parcerias em prol da leitura e da literatura”, destaca. 

O secretário da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Rodrigo Reckziegel, ressalta a variedade de atrações e atividades que estarão à disposição da comunidade durante a feira. “Vamos voltar a realizar a feira na Praça da Matriz, palco já tradicional do evento. Ficamos muito felizes em ter a praça como um ponto de encontro entre a literatura e a comunidade. Dessa forma, vamos conseguir oferecer um evento completo com mostras pedagógicas no Salão Paroquial e encontros com escritores no auditório do Colégio Castelo Branco. Esperamos a participação de todos no retorno da feira 100% presencial”, pontua.

A patrona do evento, Ivete Kist, sugeriu que a feira fosse chamada de “festa do livro” para evidenciar a alegria do contato com o conhecimento e a cultura. “Festa é para onde as pessoas vão com alegria, é onde vamos com a certeza de encontrar coisas boas. O que de melhor podemos encontrar do que conhecimento, cultura, imaginação e criatividade como neste evento? Esta edição é muito especial porque também vamos aproximar o autor José Saramago dos jovens e ressaltar suas obras”, ressalta.

A vice-prefeita, Gláucia Schumacher, agradeceu o envolvimento das diversas entidades para mais uma edição da tradicional da “festa do livro”. “É um evento muito importante para o município e que envolve diversas entidades para a sua realização. É por meio dessas parcerias que conseguimos promover a educação e cultura em um evento de tanta relevância”, explica.

Programação completa da Feira do Livro:

Dia 17/8, quarta-feira – 9h às 19h

Exposição e comercialização de livros

Atividades paralelas – Mostra Pedagógicas Escolas Municipais e Projetos Vida – Salão Paroquial

Animação cultural no palco da Praça

9h – Solenidade de abertura da 16ª Feira do Livro de Lajeado na Praça da Matriz

10h – Hora do conto – Destemperados Cia de Teatro no Palco Principal (EF – Anos Iniciais)

11h – Esquete de Sombras, Conto “A Maior Flor do Mundo, Autor: José Saramago” com as alunas do Magistério do Castelinho – Auditório da Casa de Cultura (Ensino Fundamental)

14h – Cine Debate com os últimos anos do Ensino Médio, com a professora Rosiene, no Auditório do Sesc

14h – Encontro com escritora Lélia Almeida “As personagens femininas em O Tempo e o Vento” – Auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Anos Finais e Ensino Médio)

14h30 – Hora do Conto “Maria na Janela” com Morgana Domênica Hattge Sesc Lajeado (EF – Anos Iniciais)

14h – Encontro com a Patrona Ivete Kist – Casa de Cultura (EF- Anos Finais e Ensino Médio)

15h – Hora do Conto – Biblioteca Pública de Lajeado (EF – Anos Iniciais)

19h15- Encontro com escritora Lélia Almeida “As personagens femininas em O Tempo e o Vento” – Auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (EF – Anos Finais e Ensino Médio)

Dia 18/8, quinta-feira – 8h às 19h

Exposição e comercialização de livros

Atividades paralelas – Mostra Pedagógicas Escolas Municipais e Projetos Vida – Salão Paroquial

Animação cultural no palco da Praça

8h30min – Encontro com escritora Lélia Almeida “As personagens femininas em O Tempo e o Vento” – Auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (EF – Anos Finais e Ensino Médio)

09h – Esquete de Sombras, Conto “A Maior Flor do Mundo, Autor: José Saramago”, com as alunas do Magistério do Castelinho – Auditório da Casa de Cultura (Ensino Fundamental)

10h  – Encontro com a Patrona Ivete Kist – Casa de Cultura (EF – Anos Iniciais)

10h – Oficina de confecção de tintas e pinturas com as estudantes do Magistério do Castelinho – Praça da matriz

14h Encontro com escritora Lélia Almeida “As personagens femininas em O Tempo e o Vento”- Auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (EF – Anos Finais e Ensino Médio)

14h – Oficina de confecção de tintas e pinturas com as estudantes do Magistério do Castelinho – Praça da matriz

15h  – Hora do Conto – Biblioteca Pública de Lajeado (EF – Anos Iniciais)

15h – Espetáculo “As Fantásticas Aventuras do Menino que Lia Livros” – Grupo Destemperados Teatro – Salão Paroquial (Educação Infantil e Ensino Fundamental)

15h30 – Esquete de Sombras, Conto “A Maior Flor do Mundo, Autor: José Saramago” com as alunas do Magistério do Castelinho – Auditório da Casa de Cultura (Ensino Fundamental)

19h30 – Palestra e Bate Papo com o escritor: Ondjaki/ Angola – Teatro da Univates

Dia 19/8, sexta-feira – 8h às 19h

Exposição e comercialização de livros

Atividades paralelas – Mostra Pedagógicas Escolas Municipais e Projetos Vida – Salão Paroquial

Animação cultural no palco da praça

8h30 – Encontro com escritora Chris Dias “Vivências Literárias” – Auditório do Castelinho (Educação Infantil e EF-Anos Iniciais)

10h – Espetáculo teatral – As Aventuras de João, a Princesa e o Tapete Voador – Salão Paroquial (Educação Infantil e EF – Anos Iniciais)

10h – Encontro com escritor Chiquinho de Vilas “RAPensando a Educação” – Auditório do Castelinho (EF – Anos Finais e Ensino Médio)

11h  – Esquete de Sombras, Conto: “A Maior Flor do Mundo, Autor: José Saramago” com as alunas do Magistério do Castelinho – Auditório da Casa de Cultura (Ensino Fundamental)

14h  – Encontro com escritor Chiquinho de Vilas “RAPensando a Educação” – Auditório do Castelinho (EF – Anos Finais e Ensino Médio)

14h – Espetáculo teatral As Aventuras de João, a Princesa e o Tapete Voador – Salão Paroquial (Educação Infantil e EF – Anos Iniciais)

15h30 – Encontro com escritora Chris Dias “Vivências Literárias” Auditório do Castelinho (Educação Infantil e EF- Anos Iniciais)

16h – Encontro de fãs de histórias em quadrinhos – HQs, Graphic Novels e Mangás. Bate-papo com a participação de Notcosmonaut (palco principal)

19h – Momento Literário – Cuca Interior – Auditório do Sesc Lajeado

Dia 20/8, sábado – 9h às 19h

Exposição e comercialização de livros

Atividades paralelas – Mostra Pedagógicas Escolas Municipais e Projetos Vida – Salão Paroquial

Animação Cultural no palco da praça

9h30 – Lançamento coletivo de livros de autores do Vale do Taquari Alivat – Praça da Matriz

10h30 – Hora do Conto – Biblioteca Pública de Lajeado

14h – Clown Univates – “E seu sorrir!?” Danusa Vicente (Miss Goela) e Cristiano Zluhan Pereira (Dr. Pierrê) – Praça da matriz

15h – Intervenção Teatral – Turu – Histórias para Voar (Grupo Vengalianos – Caxias do Sul) – Praça da matriz

16h – Hora do Conto com a escritora Léia Cassol – Praça da matriz

17h30 – Atração Musical – Trio Lumaju – Praça da matriz

Dia 21/8 – domingo – 9h às 18h

Exposição e comercialização de livros

Atividades paralelas – Mostra Pedagógicas Escolas Municipais e Projetos Vida – Salão Paroquial

Animação Cultural no palco da praça

10h – Apresentação de dança: projeto Dançando se Vive – 3ª Idade – Praça da Matriz

10h15 – Apresentação Grupo Cantante “Capel de Paia” – Praça da Matriz

10h30 – Apresentação de dança: Centro de Cultura Alemã de Lajeado – Praça da Matriz

15h – Espetáculo: “Era Uma Vez – Contos, Lendas e Cantigas” – Praça da Matriz

16h – Show “Os Alquimistas” em comemoração aos 31 anos da Casa de Cultura – Palco da rua fechada, em frente à Casa de Cultura

17h – Apresentação da OCLAJE – Palco da rua fechada, em frente à Casa de Cultura

18h – Encerramento

Todas as atividades dos dias 17, 18 e 19/8 devem ser agendadas pelo fone (51) 3714-2266 ou pelo e-mail [email protected]

- publicidade -