16ª Feira do Livro de Lajeado tem sua programação divulgada

Com o tema “Janelas Literárias”, em alusão ao centenário de nascimento do autor português José Saramago, a Prefeitura de Lajeado e Sesc Lajeado lançaram a programação oficial da 16ª Feira do Livro do município nessa segunda-feira (25/7).

A cerimônia de lançamento foi realizada no auditório Sesc Lajeado e contou com a presença da Vice-Prefeita Gláucia Schumacher, do secretário da Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel, da gerente do SESC Lajeado, Betina Durayski, do presidente da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) e presidente da Câmara de Vereadores, Deoli Gräff, da patrona do evento, a escritora e professora Ivete Kist, e do homenageado, o historiador e escritor Waldemar L. Richter. Durante o lançamento, houve uma experiência sensorial com uso de vendas nos olhos e reprodução de um conto de José Saramago.

Para a gerente do Sesc Lajeado, Betina Durayski, a realização de feiras do livro tem como objetivo principal incentivar e despertar a formação de novos leitores. “É uma grande mobilização de pessoas e instituições interessadas no desenvolvimento cultural do município e, aqui em Lajeado, para nossa alegria, isso acontece há mais de 15 anos. É gratificante acompanhar essas parcerias em prol da leitura e da literatura”, destaca. 

O secretário da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Rodrigo Reckziegel, ressalta a variedade de atrações e atividades que estarão à disposição da comunidade durante a feira. “Vamos voltar a realizar a feira na Praça da Matriz, palco já tradicional do evento. Ficamos muito felizes em ter a praça como um ponto de encontro entre a literatura e a comunidade. Dessa forma, vamos conseguir oferecer um evento completo com mostras pedagógicas no Salão Paroquial e encontros com escritores no auditório do Colégio Castelo Branco. Esperamos a participação de todos no retorno da feira 100% presencial”, pontua.

A patrona do evento, Ivete Kist, sugeriu que a feira fosse chamada de “festa do livro” para evidenciar a alegria do contato com o conhecimento e a cultura. “Festa é para onde as pessoas vão com alegria, é onde vamos com a certeza de encontrar coisas boas. O que de melhor podemos encontrar do que conhecimento, cultura, imaginação e criatividade como neste evento? Esta edição é muito especial porque também vamos aproximar o autor José Saramago dos jovens e ressaltar suas obras”, ressalta.

A vice-prefeita, Gláucia Schumacher, agradeceu o envolvimento das diversas entidades para mais uma edição da tradicional da “festa do livro”. “É um evento muito importante para o município e que envolve diversas entidades para a sua realização. É por meio dessas parcerias que conseguimos promover a educação e cultura em um evento de tanta relevância”, explica.

Programação completa da Feira do Livro:

Dia 17/8, quarta-feira – 9h às 19h

Exposição e comercialização de livros

Atividades paralelas – Mostra Pedagógicas Escolas Municipais e Projetos Vida – Salão Paroquial

Animação cultural no palco da Praça

9h – Solenidade de abertura da 16ª Feira do Livro de Lajeado na Praça da Matriz

10h – Hora do conto – Destemperados Cia de Teatro no Palco Principal (EF – Anos Iniciais)

11h – Esquete de Sombras, Conto “A Maior Flor do Mundo, Autor: José Saramago” com as alunas do Magistério do Castelinho – Auditório da Casa de Cultura (Ensino Fundamental)

14h – Cine Debate com os últimos anos do Ensino Médio, com a professora Rosiene, no Auditório do Sesc

14h – Encontro com escritora Lélia Almeida “As personagens femininas em O Tempo e o Vento” – Auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Anos Finais e Ensino Médio)

14h30 – Hora do Conto “Maria na Janela” com Morgana Domênica Hattge Sesc Lajeado (EF – Anos Iniciais)

14h – Encontro com a Patrona Ivete Kist – Casa de Cultura (EF- Anos Finais e Ensino Médio)

15h – Hora do Conto – Biblioteca Pública de Lajeado (EF – Anos Iniciais)

19h15- Encontro com escritora Lélia Almeida “As personagens femininas em O Tempo e o Vento” – Auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (EF – Anos Finais e Ensino Médio)

Dia 18/8, quinta-feira – 8h às 19h

Exposição e comercialização de livros

Atividades paralelas – Mostra Pedagógicas Escolas Municipais e Projetos Vida – Salão Paroquial

Animação cultural no palco da Praça

8h30min – Encontro com escritora Lélia Almeida “As personagens femininas em O Tempo e o Vento” – Auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (EF – Anos Finais e Ensino Médio)

09h – Esquete de Sombras, Conto “A Maior Flor do Mundo, Autor: José Saramago”, com as alunas do Magistério do Castelinho – Auditório da Casa de Cultura (Ensino Fundamental)

10h  – Encontro com a Patrona Ivete Kist – Casa de Cultura (EF – Anos Iniciais)

10h – Oficina de confecção de tintas e pinturas com as estudantes do Magistério do Castelinho – Praça da matriz

14h Encontro com escritora Lélia Almeida “As personagens femininas em O Tempo e o Vento”- Auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (EF – Anos Finais e Ensino Médio)

14h – Oficina de confecção de tintas e pinturas com as estudantes do Magistério do Castelinho – Praça da matriz

15h  – Hora do Conto – Biblioteca Pública de Lajeado (EF – Anos Iniciais)

15h – Espetáculo “As Fantásticas Aventuras do Menino que Lia Livros” – Grupo Destemperados Teatro – Salão Paroquial (Educação Infantil e Ensino Fundamental)

15h30 – Esquete de Sombras, Conto “A Maior Flor do Mundo, Autor: José Saramago” com as alunas do Magistério do Castelinho – Auditório da Casa de Cultura (Ensino Fundamental)

19h30 – Palestra e Bate Papo com o escritor: Ondjaki/ Angola – Teatro da Univates

Dia 19/8, sexta-feira – 8h às 19h

Exposição e comercialização de livros

Atividades paralelas – Mostra Pedagógicas Escolas Municipais e Projetos Vida – Salão Paroquial

Animação cultural no palco da praça

8h30 – Encontro com escritora Chris Dias “Vivências Literárias” – Auditório do Castelinho (Educação Infantil e EF-Anos Iniciais)

10h – Espetáculo teatral – As Aventuras de João, a Princesa e o Tapete Voador – Salão Paroquial (Educação Infantil e EF – Anos Iniciais)

10h – Encontro com escritor Chiquinho de Vilas “RAPensando a Educação” – Auditório do Castelinho (EF – Anos Finais e Ensino Médio)

11h  – Esquete de Sombras, Conto: “A Maior Flor do Mundo, Autor: José Saramago” com as alunas do Magistério do Castelinho – Auditório da Casa de Cultura (Ensino Fundamental)

14h  – Encontro com escritor Chiquinho de Vilas “RAPensando a Educação” – Auditório do Castelinho (EF – Anos Finais e Ensino Médio)

14h – Espetáculo teatral As Aventuras de João, a Princesa e o Tapete Voador – Salão Paroquial (Educação Infantil e EF – Anos Iniciais)

15h30 – Encontro com escritora Chris Dias “Vivências Literárias” Auditório do Castelinho (Educação Infantil e EF- Anos Iniciais)

16h – Encontro de fãs de histórias em quadrinhos – HQs, Graphic Novels e Mangás. Bate-papo com a participação de Notcosmonaut (palco principal)

19h – Momento Literário – Cuca Interior – Auditório do Sesc Lajeado

Dia 20/8, sábado – 9h às 19h

Exposição e comercialização de livros

Atividades paralelas – Mostra Pedagógicas Escolas Municipais e Projetos Vida – Salão Paroquial

Animação Cultural no palco da praça

9h30 – Lançamento coletivo de livros de autores do Vale do Taquari Alivat – Praça da Matriz

10h30 – Hora do Conto – Biblioteca Pública de Lajeado

14h – Clown Univates – “E seu sorrir!?” Danusa Vicente (Miss Goela) e Cristiano Zluhan Pereira (Dr. Pierrê) – Praça da matriz

15h – Intervenção Teatral – Turu – Histórias para Voar (Grupo Vengalianos – Caxias do Sul) – Praça da matriz

16h – Hora do Conto com a escritora Léia Cassol – Praça da matriz

17h30 – Atração Musical – Trio Lumaju – Praça da matriz

Dia 21/8 – domingo – 9h às 18h

Exposição e comercialização de livros

Atividades paralelas – Mostra Pedagógicas Escolas Municipais e Projetos Vida – Salão Paroquial

Animação Cultural no palco da praça

10h – Apresentação de dança: projeto Dançando se Vive – 3ª Idade – Praça da Matriz

10h15 – Apresentação Grupo Cantante “Capel de Paia” – Praça da Matriz

10h30 – Apresentação de dança: Centro de Cultura Alemã de Lajeado – Praça da Matriz

15h – Espetáculo: “Era Uma Vez – Contos, Lendas e Cantigas” – Praça da Matriz

16h – Show “Os Alquimistas” em comemoração aos 31 anos da Casa de Cultura – Palco da rua fechada, em frente à Casa de Cultura

17h – Apresentação da OCLAJE – Palco da rua fechada, em frente à Casa de Cultura

18h – Encerramento

Todas as atividades dos dias 17, 18 e 19/8 devem ser agendadas pelo fone (51) 3714-2266 ou pelo e-mail [email protected]

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

PRF prende homem com arma de fogo de fabricação híbrida na BR-386, em Montenegro

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem de 22 anos por porte ilegal de arma de fogo na tarde desta sexta-feira (30/10), na...

Brigada Militar prende homem por tráfico de drogas e mandado de prisão em Encantado

Um homem de 28 anos foi preso por tráfico de drogas e cumprimento de mandado de prisão na tarde de terça-feira (27/10), no bairro...

Bombeiros resgatam criança de 6 anos perdida em área de mata em Paverama

Uma criança de 6 anos foi encontrada e resgatada pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia após desaparecer em uma área de mata fechada...

Motociclista fica ferida após colisão com carro no bairro Canabarro, em Teutônia

Uma mulher de 38 anos ficou ferida em um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta na manhã desta sexta-feira (30/10), no...