Certel anuncia construção de hidrelétrica na Barragem Eclusa

589
Anúncio foi feito em café da manhã nesta quarta-feira (24/8) / Crédito da foto: Paloma Griesang

A Certel Energia anunciou nesta quarta-feira (24/8) a construção de uma hidrelétrica junto à Barragem Eclusa, de Bom Retiro do Sul, no Rio Taquari. A estrutura ficará na área que fica do lado pertencente a Cruzeiro do Sul. Será a maior hidrelétrica da cooperativa e da região. O prazo estimado da obra para início da operação é de 3 anos.

A vasão da hidrelétrica será de 440 metros cúbicos por segundo, 20 vezes mais do que na hidrelétrica do Rio Forqueta. “O aproveitamento desta água que hoje serve apenas para barramento e transporte pluvial será aproveitado para geração de energia para mais de 100 mil pessoas do nosso Vale. Dando uma qualidade no fornecimento de energia elétrica e um atendimento futuro para nossas gerações”, declara o presidente da Certel, Erineo Hennemann.

O presidente afirma que será um investimento para geração de energia para mais de 100 anos. Serão R$ 250 milhões investidos. “E será realizado por nós, uma cooperativa e pessoas do Vale do Taquari. Demonstrando que o Vale tem capacidade e está no caminho certo. Temos que olhar para frente, é nosso obrigação e compromisso”, reforça.

Devem ser gerados em torno de 500 empregos na construção da obra. “E vamos gerar impostos para os municípios que serão muito importantes para o desenvolvimento futuro”, pontua.

O projeto encontra-se na etapa de conseguir as licenças. As licenças devem ser emitidas pela Fundação Estadual de Proteção Ambienta (Fepam) que espera a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A secretária estadual do Meio Ambiente, Marjorie Kaufmann, que estava presente no evento, anunciou que as licenças devem sair em até um mês. São duas licenças, uma para as linhas de transmissão, e uma para a turbina.

A energia será escoada por Venâncio Aires, por meio da subestação Estrela. A obra deve iniciar em 2023. Esta será a quinta hidrelétrica da Certel.

- publicidade -