Candidatos a governador abrem ciclo de debates e painéis eleitorais do Grupo Popular

658
Participaram do debate Vicente Bogo (PSB) (e) e Ricardo Jobim (Novo) / Crédito da foto: Paloma Griesang

O Grupo Popular de Comunicação abriu, nesta segunda-feira (29/8), o seu ciclo de debates nas eleições 2022. Para iniciar, reuniu candidatos a governador do Estado.

O Grupo Popular convidou os 11 candidatos a governador do Estado. Compareceram ao debate os candidatos Ricardo Jobim (Novo) e Vicente Bogo (PSB).

O debate contou com questões formuladas pela emissora. Os candidatos tiveram 1min30seg por pergunta. O objetivo foi evitar o confronto acirrado e favorecer a exposição de projetos, propostas e ações por meio de questões previamente formuladas.

Os candidatos apresentaram suas propostas para o Rio Grande do Sul. Trataram sobre temas como recursos, necessidades do RS, possíveis alianças para segundo turno, projetos em diversas áreas, contas do Estado, tributos, educação, saúde, serviços públicos, desburocratização, diferenciais de governo, desenvolvimento, entre outros. Por último, apresentaram seus planos para o Vale do Taquari.

O debate foi mediado pelo jornalista Lucas Leandro Brune. A transmissão foi pela rádio Popular FM, com transmissão em vídeo pelo Facebook e YouTube.

Justificativas

Os 11 candidatos a governador foram convidados. Os que não compareceram, encaminharam suas justificativas.

O candidato Roberto Argenta (PSC) que também havia confirmado presença, não pode comparecer pois está se recuperando de uma cirurgia, mas sua equipe e sua candidata a vice, Nivea Silene Santos dos Santos Rosa (Solidariedade) estiveram presente. Porém, pelas regras previamente acordadas, ela não pode participar do debate.

Carlos Messala Lima da Rosa (PCB) também estava confirmado, mas alegou motivos de força maior para não comparecer, o comunicado ocorreu na tarde desta segunda-feira. Onyx Lorenzoni (PL) informou que está em Brasília.

Rejane Silva de Oliveira (PSTU) declinou do convite. Edegar Pretto (PT) não conseguiun adequar a agenda. Luis Carlos Heinze (Progressistas) disse não poder comparecer. Eduardo Leite (PSDB) informou no domingo (27/8) à noite a impossibilidade de comparecer.

Vieira da Cunha (PDT) disse, informalmente, estar em campanha na cidade natal. E Paulo Roberto (PCO) não retornou ao convite.

Assista ao debate

Deputados estaduais
Na próxima quarta-feira (31/8), a Rádio Popular iniciará o debate com os candidatos a deputado estadual, das 18h às 20h30, no auditório do Grupo Popular. O horário de recepção é das 17h às 17h40, na sede da emissora. Os 16 nomes com domicílio eleitoral no Vale do Taquari foram divididos por sorteio em quatro datas distintas.

O primeiro painel terá a participação de Jonatan Brönstrup (PSDB), Márcia Scherer (MDB), Rodrigo Conte (PSB) e Djalmo da Rosa (PSD). Eles responderão a 10 questões previamente encaminhadas, no tempo de 2min por questão para cada candidato.

Nos dias 7, 14 e 28 de setembro estão previstos os demais candidatos a deputado estadual. Já os candidatos a deputado federal terão seu painel no dia 21 de setembro.

- publicidade -