Escolas de Educação Infantil receberão reajuste do Município em Teutônia

397
Para manter atividades escolas precisa do repasse municipal e da contribuição espontânea

As escolas de educação infantil comunitárias de Teutônia receberão reajuste do repasse feito pelo Município para custeio das vagas compradas pela municipalidade nas instituições. O aumento será de 10,07% baseado no IPCA (índice de inflação). Conforme o Município o valor foi definido após análise e projeção futura por parte dos setores de finanças.

Assim, o atual valor de R$ 543,40 por aluno para 598,12. O novo valor passa a valer em 1º de outubro, quando é repassado o valor para as escolas. A administração promete ainda que o reajuste será feito todos os anos quando renovado o contrato.

Conforme o Município, a solicitação do reajuste foi feito pelas escolas em junho, e o anúncio do novo valor foi feito em reunião em agosto. Além do valor por vaga, o Município fornece também a merenda escolas das instituições, seguindo cardápio elaborado por nutricionista.

Hoje são 901 vagas ofertadas por meio de parceria entre Município e escolas comunitárias. A partir dessa data serão disponibilizadas mais 26 vagas distribuídas nas escolas, que queiram, possam e possuem espaço para atender mais crianças, totalizando 927 vagas.

Contribuição espontânea

Mesmo com o aumento, é de conhecimento público que apenas o valor repassado pelo Município não custeia todos os gastos das escolas. Por isso, reforça-se a importância do pagamento da contribuição espontânea por parte dos pais e responsáveis. O não pagamento pode significar grandes déficits para as instituições e criar problemas financeiros, colocando em risco a manutenção dos serviços.

O Município afirma que tem tentado intermediar a conscientização das empresas (de calçados, alimentos e comércio) e que este repasse seja feito diretamente às escolas. Afirma ainda, tentar conscientizar os familiares “quanto a colaboração com as escolas, que precisam dessa contribuição espontânea para continuarem com suas atividades”.

Crescimento da demanda

A fila da Central de Vagas segue aumentando em Teutônia. Além dos nascimentos, o Município verificou ainda que no pós-pandemia muitas famílias estão migrando para Teutônia. “O município está buscando constantemente alternativas para solucionar a questão das vagas na Educação Infantil, através da ampliação e construção de novas escolas, pesquisa de interesse em vaga parcial, troca de ideias com outros municípios, entre outras ações”, declara.

- publicidade -