Cras de Imigrante promove palestras sobre preconceito e discriminação

353
Palestras buscaram esclarecer dúvidas e trazer espaço de fala aos participantes / Crédito: Divulgação

Em alusão a Semana da Inclusão, comemorada na última semana de agosto, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Imigrante promoveu palestras com os temas “Preconceito” e “Discriminação” nas Emefs Arco-Íris e Santo Antônio e na Escola Estadual 25 de Maio. O encontro ocorreu na quarta-feira (31/8).

De acordo com o coordenador do Cras, André Parleze, os momentos foram oportunidades para a identificação das necessidades específicas e da promoção da inclusão de pessoas com deficiência. “As palestras buscam o desenvolvimento de falas para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação”, aponta.

Outro tema, abordado pela psicopedagoga Fabiana Christ, foi o autismo. Em sala de aula, essas abordagens têm o objetivo de despertar nos alunos a importância da integração e o respeito aos alunos com deficiência. “Buscamos o desenvolvimento dos potenciais de alunos com deficiência intelectual e sua inclusão social, principalmente, nas escolas e na sociedade”, esclarece Parleze.

O grupo de pessoas com deficiência tem intenção de inserir essas pessoas na sociedade e também para poderem ter acesso a atividades didáticas. Com esse intuito, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) atende um grupo de pessoas com deficiências permanentes dedicando grande atenção e cuidado. “Nossa ideia é incentivar a igualdade e a capacidade de todos de desenvolver atividades diárias, poderem socializar, aprender e se sentirem inseridos na sociedade”, finaliza.

Oficina do Idoso
Outra iniciativa promovida pelo Cras foi a Oficina do Idoso. Além do grupo de idosos do município, o Conselho Municipal do Idoso foi convidado a participar. Na ocasião, os presentes receberam noções de direito da família, violência contra a pessoa idosa, direitos do consumidor e endividamento, mediação familiar no cuidado com pessoas idosas, além de atualizações na área do direito previdenciário.

- publicidade -