Primeira sessão da Câmara Júnior de Fazenda Vilanova ocorreu nesta terça-feira

299
Presidente do Legislativo, Sérgio Cenci, com os vereadores e assistentes

A Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova criou em agosto deste ano a Câmara Junior, formada por alunos da EMEF Santana e EMEF Edgar da Rosa Cardoso. O Projeto de Lei foi de autoria do presidente do Legislativo, Sérgio Cenci Sobrinho (Progressistas), e tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Os vereadores juniores foram escolhidos nos dois educandários por meio de eleições. Após escolhidos os representantes, eles foram empossados na Casa Legislativa.

Nesta terça-feira (27/9), os nove vereadores e três suplentes tiveram a sua primeira experiência em uma legislatura. Para que as sessões sejam bem conduzidas, o departamento jurídico da Casa criou um estatuto, que foi seguido à risca.

A primeira composição da mesa diretora, aclamada pela idade, iniciou os trabalhos. Após a chamada e a leitura das correspondências, os vereadores Kennedy e Mikael apresentaram duas indicações, que foram aprovadas por unanimidade. No final aconteceu a primeira eleição para a composição oficial da mesa diretora. Duas chapas participaram do pleito. A chapa 01 teve a seguinte composição: Eduarda Vitória Haubert, presidente; Daphne Rejane Dias Steffens, vice–presidente; e Andréli Luiza Grave, secretária. Integraram a chapa 02: Vitienzo Gravina Tezseh, presidente; Lucas Pereira, vice-presidente; e Ana Luiza Martini, secretária. A eleição foi fechada e a chapa 01 venceu com um voto de diferença.

Na oportunidade, pais e familiares dos primeiros vereadores juniores de Fazenda Vilanova estiveram presentes para abrilhantar a nova caminhada dos jovens. Os vereadores Sérgio Cenci, Paulo Délcio, Álvaro Brandão, Tiago Lounai de Azevedo e Ângela Bilhar também acompanharam a sessão júnior no plenário.

O presidente do Legislativo, Sérgio Cenci, falou o seu projeto e a sua realização final neste dia: “A proposta de implantarmos uma Câmara Júnior teve a parceria da Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo aproximar a comunidade vilanovense e o Poder Legislativo Municipal, bem como dar voz aos jovens da nossa comunidade. Desejo sucesso aos vereadores juniores de Fazenda Vilanova e agradeço a todos os envolvidos, em especial aos pais dos vereadores, que acreditaram na minha proposta. Parabenizo também os alunos que corajosamente colocaram seu nome à disposição neste pleito”.

Também pensando no futuro do município, o chefe do Legislativo, Sérgio Cenci, implantou no final do mês de agosto o Projeto Trilhas da Aprendizagem. A ação é uma parceria do Legislativo com o Senai Unidade de Lajeado, e apoio da Secretaria Municipal de Educação. A proposta disponibiliza aulas técnicas gratuitas para 16 alunos da rede municipal de ensino. Elas acontecem nas terças-feiras pela manhã, no prédio da Câmara de Vereadores. O valor investido é custeado pelo Legislativo.

- publicidade -