O ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Estrela receberá, nesta terça-feira (04/10) a 13ª edição do Torneio Estudantil de Xadrez. Mais de 260 estudantes irão participar a partir das 8h da competição promovida pelo Governo de Estrela.
Depois de dois anos de ausência em razão da pandemia, um dos torneiros de xadrez mais tradicionais do estado e considerado o maior exclusivo a estudantes reunirá 261 participantes de sete municípios e escolas dos Vales do Taquari e Rio Pardo e da região metropolitana.
Serão três categorias mistas: mirim (nascidos de 2009 a 2012), infantil (nascidos em 2007 e 2008) e juvenil (nascidos em 2005 e 2006).
As inscrições foram gratuitas, e o número de participantes superou a expectativa que previa 250 inscritos. Marcada para iniciar às 8h, terá intervalo para almoço e deve ser retomada às 13h, com a finalização prevista para o fim da tarde.
Jogos Escolares
Para os estudantes do município haverá a disputa, em paralelo, dos Jogos Escolares de Estrela. Dentro de suas categorias jogam o torneio geral e para efeito de classificação aos Jogos Escolares serão premiados paralelamente os melhores.
Pode ocorrer de um competidor ser o campeão dos Jogos Escolares por ser o melhor estrelense, e receber premiação distinta por isso, mas não ser campeão da disputa geral. Um sistema computadorizado organiza as tabelas de jogos dentro das categorias, que serão mistas, e faz os levantamentos e cruzamentos das chaves.
Premiação
Todos os participantes ganharão medalha de participação. Os cinco melhores de cada categoria (mirim, infantil e juvenil) do geral receberão troféus, assim como as escolas/entidades registradas com o maior número de participantes. Os três destaques de cada categoria dos Jogos Escolares de Estrela também receberão medalhas.