Trem dos Vales recebe 35,8 mil passageiros na 4ª edição de 2022

353
Trem dos Vales recebeu 35,8 mil passageiros em 60 viagens realizadas em 2022. Créditos: Kadu Bernardi/divulgação

A 4ª temporada do Trem dos Vales, que ocorreu neste sábado (29/10), percorreu novamente os trilhos da chamada Ferrovia do Trigo, pelos municípios de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum no Vale do Taquari.

Neste ano, foram realizados 60 passeios nos meses de agosto, setembro e outubro que reuniram cerca de 35,8 mil passageiros (15% a mais que em 2021). As viagens, que ocorreram em dois formatos, de Guaporé a Muçum e de Muçum a Guaporé, receberam turistas de várias regiões do Estado e de fora dele. De acordo com a organização, 70% dos participantes vieram de fora do Vale do Taquari, oriundos de outras cidades do RS e de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amapá, Goiás e Distrito Federal, e também de outros países como Alemanha e México.

O proprietário da Casa Benvenuto Gastronomia, de Vespasiano Corrêa, Diego Baldissarelli, salienta o incremento no número de clientes no estabelecimento durante os meses dos passeios. “O Trem dos Vales foi muito bom, principalmente,  em relação ao ano passado, pois tínhamos recém-iniciado as atividades e ninguém conhecia nosso restaurante. Este ano, muitos novos clientes que vieram para o passeio estiveram nos prestigiando”, enfatiza.

A proprietária do Hotel Rizzi, de Encantado, Adriana Rizzi, também enaltece a importância do Trem dos Vales para a região. “Foi um sucesso. Ouvir as pessoas é bem gratificante, pois é alegria na ida e na volta dos passeios. Muita felicidade dos hóspedes por terem participado desta experiência, e sempre em conjunto ao Cristo Protetor e os demais atrativos da região. Os turistas estão encantados com este nosso novo roteiro, tão cheio de novidades e um local diferente”, diz.

Passeios em 2023

A região está mobilizada para tornar o atrativo regular. A organização já encaminhou a demanda à Rumo Logística, empresa que administra a malha ferroviária. “A expectativa é de até o final do ano termos um retorno sobre os passeios definitivos ou as datas da temporada 2023. Estamos na expectativa e trabalhamos bastante para que tenhamos o Trem de forma definitiva, integrado ao trade turístico regional”, cita o coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana.

O Trem dos Vales é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), apoio e cooperação da Rumo Logística.

- publicidade -