Previsão de aumento nos casos de dengue reforça ações de prevenção em Teutônia

A estiagem causou um aumento considerável de casos confirmados de dengue em todo o estado, passando de 10.591 casos e 11 mortes em 2021 para 65.290 casos e 66 mortes em 2022, aumento de mais de sete vezes. Somente em Teutônia, o número passou de sete casos confirmados no ano passado para 40 em 2022.

Conforme Evandro Borba, fiscal sanitário e coordenador da Vigilância Sanitária do município, técnicos do Centro Estadual Vigilância em Saúde (CEVS) estiveram na prefeitura para auditar o município e alertaram para a grande possibilidade de nova estiagem durante o verão e um novo aumento dos casos de dengue.

“Recebemos parabéns da CEVS pela atuação preventiva. Estamos realizando ações de bloqueios de transmissão e pedimos que as pessoas continuem cuidando dos seus pátios de forma semanal. O número de casos só não foi maior porque tivemos muita colaboração da comunidade, e nesse ano esperamos nova ajuda. Não tem como a prefeitura lutar sozinha contra o mosquito se a população não fizer sua parte”, cita.

Apesar dos 40 casos confirmados em 2022, não houve nenhuma morte pela doença na cidade.

“Os números baixos mostram que nossas estratégias surtiram efeito. Além dos bloqueios, estamos realizando recolhimento gradativo de entulhos e ações em pontos estratégicos. É um trabalho conjunto dos agentes de endemias com a secretaria de Educação, que visa prestar um serviço educativo às nossas crianças para que desde cedo se acostumem com a prevenção”, finaliza o coordenador da VISA.

Saiba mais
Dos 497 municípios gaúchos, somente 44 não tiveram relatos da presença do mosquito Aedes aegypti. Além da dengue, o mosquito em questão pode transmitir zika, chikungunya e febre amarela.

Para se ter noção da relevância da prevenção, enquanto em 2021 o RS registrava quatro casos em setembro, mês em que não se costuma registrar grande circulação da doença, em 2022, no mesmo período, o número subiu para 51 casos.

O crescimento alarmante deste número mostra a tendência de um grande pico no verão. Segundo a secretaria estadual de Saúde, o período de maior ocorrência da dengue se dá em janeiro e por isso é tão importante começar a agir agora.

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

Executivo e CIC de Teutônia lamentam falecimento do ex-prefeito Ricardo Brönstrup

O Município de Teutônia decretou luto oficial por 3 dias em virtude do falecimento do ex-prefeito, Ricardo José Brönstrup. "Neste momento de profunda tristeza,...

Câmara de Estrela aprova extinção de secretaria e consolida Habitação como órgão permanente

Os vereadores de Estrela aprovaram por unanimidade três projetos de lei encaminhados pelo Executivo. As matérias tratam do fortalecimento da administração tributária municipal, investimentos...

“Nunca deveria ter saído do PDT”, diz Enio Bacci

Nascido em Lajeado em 1958, Enio Egon Bergmann Bacci atua de forma efetiva na política desde 1989, quando ingressou no Legislativo pela primeira vez....

Executivo teutoniense propõe campanha para premiar consumidores e aquecer economia local

A Prefeitura de Teutônia enviou para a apreciação da Câmara de Vereadores o projeto de lei nº 59, que institui a campanha municipal “A...